Assistente Digital e Inteligência Artificial na app CaixaDirecta

12 Abril 2021



A app de homebanking da Caixa tem atualmente disponível a Assistente Digital Caixa para que os clientes possam efetuar operações, consultas e esclarecimento de algumas questões.


A comunicação com a Assistente Digital Caixa é feita por voz ou por texto, uma vez que quando o cliente escreve ou fala com a Assistente, esta identifica a sua necessidade e responde de uma forma natural, em português de Portugal, realizando as operações bancárias solicitadas pelo cliente.

A assistente inteligente está em constante aprendizagem quando comunica com o cliente e essa interação permite saber cada vez mais identificar as suas necessidades.

A Caixa é o primeiro e, até à data, o único banco em Portugal com uma Assistente Digital que realiza operações bancárias.
Os clientes que usem a app Caixadirecta podem, através de voz:

  • transferir para contactos de telemóvel e números de conta,
  • consultar saldos e movimentos das suas contas e dos seus cartões,
  • fazer pagamentos de serviços, de telecomunicações e de cartões, e
  • desbloquear o acesso ao Caixadirecta para que possa aceder no imediato.

Atualmente, esta última é uma das funcionalidades mais valorizadas pelo nosso cliente, com a qual o cliente pode falar com a Assistente Digital Caixa para desbloquear o seu acesso a app Caixadirecta, situação que ocorre quando existe esquecimento dos dados de acesso ou quando o acesso fica bloqueado, deixando de ser necessária a deslocação a uma agência ou contacto telefónico, tendo maior autonomia e rapidez na resolução imediata, via app.

O recurso à Inteligência Artificial está presente numa das mais recentes evoluções da app CaixaDirecta e prende-se com a disponibilização de um Questionário de Stress Financeiro que permite à Caixa saber a situação dos clientes que pediram moratórias e que estão a terminar brevemente.

Estes questionários estão disponíveis a alguns clientes, através da app CaixaDirecta, logo no ecrã inicial, onde se encontra uma mensagem a pedir para falar com a Assistente sobre a sua situação (moratória de crédito a terminar).


A interação começa nesse momento, onde a Assistente Caixa se apresenta, revela o motivo da conversa e que gostaria de lhe fazer algumas questões.
Estamos presentemente a ensinar a Assistente a fazer contratação de produtos tais como registar um pedido de crédito pessoal, pedir um cartão ou até registar um pedido de contacto com um Assistente Comercial, pelo que se podem esperar mais novidades em breve.

Como se pode aceder à Assistente Digital?

A Assistente Digital Caixa está disponível no ecrã principal da app, representada por uma bolinha azul e posicionada do lado esquerdo, acima do rodapé da app.
Brevemente, a Assistente terá uma nova identidade, mais reconhecida com o banco e estará disponível mais vezes na app.

Vantagens de usar a voz para realizar operações bancárias

  • Mais simples e prático: Falar é algo natural do ser humano;
  • Útil para a dificuldade de usar o teclado ou inclusive para cidadãos invisuais;
  • Versatilidade na utilização, ou seja sem ter que usar o teclado, nomeadamente a conduzir, cozinhar, etc.


Mais informação: https://www.cgd.pt/Particulares/Contas/Caixadirecta/Pages/Assistente-Digital-App-Caixadirecta.aspx






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