CAIXA IMOBILIÁRIO

Apresentação

A Caixa Imobiliário é uma empresa do Grupo Caixa Geral de Depósitos que atua nas áreas de comercialização de imóveis, de planeamento e de gestão de projetos imobiliários. Comercializa imóveis propriedade do Grupo Caixa nas suas diversas vertentes: Aquisição, Investimento e Empreendimentos.

Disponibilizamos ao mercado uma diversificada carteira de imóveis em condições competitivas e permanentemente ajustada por métodos criteriosos de avaliação, sustentada nos indicadores mais atualizados do mercado imobiliário. Temos boas oportunidades de imóveis residenciais e não residenciais, a nível nacional.

Através da Caixa Geral de Depósitos, poderá aceder a soluções de financiamento para aquisição destes imóveis, em condições vantajosas. Escolha a sua casa na bolsa de imóveis do Grupo Caixa e beneficie de condições privilegiadas no acesso ao financiamento e de vantagens nas comissões de avaliação e estudo das operações.

Conte sempre com a equipa da Caixa para lhe prestar todo o apoio na pesquisa da sua nova casa, do espaço para a instalação do seu negócio, ou na concretização dos seus próximos investimentos imobiliários.

 

Relatório do Governo Societário

O Conselho de Administração aprovou por unanimidade em 28 de julho de 2021 o Relatório do Governo Societário referente ao ano de 2020.

A Caixa - Imobiliário, S.A. (“Caixa Imobiliário” ou “CXI”) é uma sociedade de serviços auxiliares da Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) e tem por objeto a aquisição de bens imóveis para revenda, gestão e recuperação de imóveis, próprios ou da CGD ou de empresas que com ela estejam em relação de domínio ou de grupo; a promoção imobiliária e arrendamento; e aquisição de participações de capital em sociedades, nacionais ou estrangeiras, de responsabilidade limitada ou ilimitada, com objeto social similar ou diferente do seu, bem como em sociedades reguladas por leis ou regulamentos especiais e em agrupamentos complementares de empresas.

Atenta a sua natureza auxiliar no âmbito da atividade imobiliária do Grupo CGD não possui estrutura organizativa própria, sendo a sua atividade suportada pelas direções da CGD, designadamente as funções de recursos humanos, auditoria, apoio jurídico, contabilidade, gestão de risco e compliance.

O presente Relatório foi elaborado em cumprimento pelo Decreto-Lei 133/2013, de 3 de outubro (que aprovou o novo Regime Jurídico do Setor Público Empresarial – RJSPE) e de harmonia com orientações emanadas para o efeito pela Unidade Técnica de Acompanhamento e Monitorização do Sector Público Empresarial (UTAM).

Em 2020 não se verificou a alteração do governo societário relativamente a 2019, considerando-se que cumpriu as Boas Práticas de Governo Societário.

Estatutos

Ver documento PDF.

Titulares dos Órgãos sociais e outros órgãos estatutãrios

a) Conselho de Administração

Mandato
(Início / Fim)

Cargo

Nome

Designação

Remuneração

Forma (1)

Data

Entidade Pagadora

(O/D) (2)

2021/2023

Presidente

Laurinda Cristina Martins Fontes

DUE

24 Ago 2021

Não Remunerado

-

2021/2023

Vice-Presidente

João Alexandre Marques Teixeira Soares Ferreira

DUE

24 Ago 2021

Não Remunerado

-

2021/2023

Vogal

Lúcia Maria Oliveira Botelho

DUE

24 Ago 2021

Não Remunerado

-



- Anexo II - Informações Curriculares CA 2021 [Ver documento PDF]


b) Assembleia Geral

Mandato
(Início / Fim)

Cargo

Nome

Designação

Forma

Data

2021/2023

Presidente

Nuno Ricardo dos Santos Jorge da Pena

DUE

24 Ago 2021

2021/2023

Secretário

Paula Ester Marques Esteves Pires

DUE

24 Ago 2021



- Anexo II - Informações Curriculares AG 2020 [Ver documento PDF]


c) Fiscal Único
A fiscalização da sociedade compete a um Fiscal Único, que será um revisor oficial de contas ou uma sociedade de revisores oficiais das contas e terá sempre um suplente, sendo eleitos em Assembleia Geral para um mandato de três anos.

Mandato
(Início / Fim)

Cargo

Identificação Fiscal Único

Designação

N.º de anos de funções exercidas no Grupo

N.º de anos de funções exercidas na Empresa

Nome

N.º Inscriçõo OROC

N.º Registo CMVM

Forma (1)

Data

Contratada

2021/2023

Fiscal Único Efetivo

Ernst & Young Audit & Associados, SROC, S.A.

178

20161480

Assembleia Geral

24 Ago 2021

Sim

5

5

2021/2023

Representante da SROC eleita para o Cargo de Fiscal Único Efetivo

Luís Miguel Gonçalves Rosado

1607

20161217

Assembleia Geral

24 Ago 2021

Sim

5

5

2021/2023

Fiscal Único Suplente

Manuel Ladeiro de Carvalho Coelho da Mota

1410

20161020

Assembleia Geral

24 Ago 2021

Sim

5

5



A primeira designação da Ernst & Young Audit e Associados, SROC, S.A., e seu representante Luís Miguel Gonçalves Rosado, no cargo de Fiscal Único Efetivo ocorreu na Assembleia Geral de 15/12/2017, para o mandato 2015-2017.
O período máximo de exercício de funções de auditoria pelo sócio responsável pela orientação ou execução direta da revisão legal de contas é de sete anos, a contar da sua designação (artigo 54.º da Lei nº 140/2015 de 7 de setembro).
A Ernst&Young Audit e Associados, SROC, S.A. exerce as funções de ROC/ Fiscal Único em simultâneo em todas sociedades pertencentes ao Grupo Caixa Geral de Depósitos. S.A.
Em 2021, a CXI remunerou a Ernst & Young Audit e Associados, SROC, S.A. pelos seguintes serviços:
- Certificação Legal de Contas: 25.200€ (acrescido de IVA à Taxa de 23%).
- Relatório do Governo Societário: 1.120€ (acrescido de IVA à Taxa de 23%).

- Declaração da Nomeação do Fiscal Único [Ver documento PDF]


d) Relatório e Contas

- 2021 [Ver documento PDF]
- 2020 [Ver documento PDF]
- 2019 [Ver documento PDF]



e) Relatório do Governo Societário

- 2021 [Ver documento PDF]
- 2020 [Ver documento PDF]



f) Outros Documentos

- Riscos e Ocorrências de Corrupção e Infrações Conexas [Ver documento PDF]
- Código de Conduta [Ver documento PDF]

 

Prevenção de Branqueamento de Capitais e do Financiamento do Terrorismo

A Caixa Imobiliário desenvolve sua atividade nas áreas de comercialização de imóveis e de planeamento e gestão de projetos imobiliários, estando em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo vinculada às leis e recomendações internacionais e nacionais.

Por força da sua integração no Grupo CGD, a Caixa Imobiliário subscreve a Declaração sobre Prevenção do Branqueamento de Capitais e do Financiamento do Terrorismo da CGD, aqui disponível.