O que deve saber quando pede um Crédito à Habitação

19 Julho 2019



Segundo o INE cerca de 66% dos portugueses que compram casa pedem dinheiro ao banco. Saiba em 4 pontos o que deve saber quando pede um Crédito à Habitação.


  1. Valor do empréstimo

Dificilmente encontrará um banco que lhe empreste mais de 80 a 85% do valor de compra do imóvel, daí que os restantes 15 a 20% terão de ser da sua conta.

  1. Taxa de juro

Para além da taxa de juro, que pode ser fixa, variável ou mista, conte sempre com o spread, que é a margem de lucro do banco.

  1. Comissões e encargos

Os empréstimos têm comissões e encargos iniciais associados ao crédito à habitação, que vão desde as comissões de dossier (abrange os custos de preparação e análise de crédito), comissão de avaliação (para saber o valor do imóvel), comissão de formalização (correspondente a gastos administrativos e burocráticos) e despesas de solicitadoria (custo com a validação da documentação da casa e articulação com o notário).

  1. Seguros

Há dois tipos de seguros associados ao crédito à habitação:

  • Seguro de Vida, que tem o objetivo de assegurar o pagamento da dívida ao banco, em caso de incumprimento por morte ou invalidez dos titulares. Pode parecer uma vantagem unilateral para o banco, mas se pensarmos num possível incumprimento, a responsabilidade do pagamento da dívida recai, na maioria dos casos, sobre os herdeiros
  • Seguro obrigatório de incêndio, ou pretendendo um conjunto mais abrangente de coberturas, poderá escolher o seguro multirriscos habitação.





Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close