Investigadores projectam casa "low-cost"

15 Março 2010



Chamam-se "AFFORDABLE HOUSES" e apresentam-se como um novo conceito de habitação. Trata-se de um projecto imobiliário de arquitectura moderna, sustentável, versátil e segura, possível de adquirir a um baixo custo.


O projecto está a ser pensado e projectado por uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em resposta ao desafio lançado pelo maior grupo da indústria do aço do mundo, a ArcelorMittal, aos 16 grupos de investigação que integram a Rede Científica Internacional de Estruturas Metálicas, uma rede que reúne as Universidades líderes em investigação nesta área, lê-se no sítio oficial da FCTUC na internet.

Este novo conceito de habitação, desenvolvido pela equipa multidisciplinar de investigadores dos Departamentos de Arquitectura e de Engenharia Civil da FCTUC, tem como pilares a utilização de aço leve, a maximização de áreas úteis e uma versatilidade capaz de acompanhar a normal evolução de família. «Considerados todos os critérios de qualidade, segurança, níveis de eficiência, conforto e arquitectura, esta solução supera qualquer alternativa à construção tradicional», afirma o coordenador do projecto, Luís Simões da Silva.

No capítulo da sustentabilidade, tendo em consideração a análise do ciclo de vida dos materiais, a solução desenvolvida pretende ir ao encontro de lógicas mais amigas do ambiente, já que pela sua natureza construtiva foi uma preocupação inicial a possibilidade de reciclagem e de reutilização exaustiva das matérias primas usadas.

Fonte: Casa Sapo






Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close