Crédito habitação bonificado vai aumentar em Fevereiro

5 Janeiro 2010



Os portugueses que ainda possuem crédito bonificado vão começar o ano de 2010 com más notícias, porque as suas prestações vão aumentar.


É que Janeiro é mês de revisão da taxa de referência para o cálculo das bonificações.

De acordo com o «Diário de Notícias», o valor dos juros sobre os quais incide a participação do Estado nos empréstimos das famílias que ainda beneficiam de bonificações é alterado, com efeito em Fevereiro.

O que acontece é que, com a descida dos juros, este efeito perverso tem vindo a verificar-se nos bonificados desde há um ano. Aliás, no espaço de um ano, este indicador desceu mais de 65%.

Foi em 2000 que se alterou o cálculo da taxa de juro que serve de referência ao apuramento das bonificações. Assim, esta taxa deixou de ser fixada administrativamente e passou a ser usada a Euribor a seis meses do primeiro dia útil do último mês do semestre (Dezembro e Junho) acrescida de um spread de 0,5 pontos percentuais e com reflexos em Fevereiro e Agosto.

Estima-se que haja cerca de meio milhão de famílias ainda com créditos bonificados, apesar de este regime de crédito à habitação ter acabado em 2002. No total, são 16 milhões de euros de créditos à habitação bonificados que ainda se encontram em dívida aos bancos.

O que se pode dizer é que, à medida que as famílias beneficiárias de regimes bonificados vão aumentando os seus rendimentos e alterando o seu agregado familiar, vão reduzindo e ate perdendo totalmente as bonificações a que tinham direito.

Fonte: Casa Sapo






Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close