Empréstimos para Habitação mais difíceis

5 Novembro 2009



Está cada vez mais difícil conseguir crédito à habitação. Ainda que de forma menos marcada do que nos trimestres anteriores, no terceiro trimestre deste ano a Banca foi mais exigente quanto às condições de concessão de empréstimos, o q


A conclusão é do mais recente Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito, realizado pelo Banco de Portugal (Outubro de 2009), que esclarece que este aumento de exigência está associado à «deterioração das perspectivas para o mercado de habitação e das expectativas quanto à evolução da actividade económica em geral e, em menor grau, ao aumento do custo de financiamento e das restrições de balanço».

As respostas apuradas no inquérito indicam ainda que a procura de empréstimos a particulares para aquisição de habitação «ter-se-á mantido estável» durante o 3º trimestre deste ano, «tendo algumas instituições registado ligeiras diminuições da procura deste tipo de empréstimo», e outras reportado um «ligeiro aumento».

Para o último trimestre de 2009, a situação deverá manter-se, sem grandes nuances. «A maioria das instituições inquiridas não espera alterar significativamente os critérios de concessão de empréstimos a particulares para aquisição de habitação, sendo que apenas uma instituição antecipa aumentar ligeiramente a exigência dos critérios aplicados neste segmento. Para o mesmo período, o saldo das respostas apuradas antecipa um ligeiro aumento da procura de empréstimos para aquisição de habitação, apesar de uma das instituições perspectivar uma diminuição da procura a si dirigida».

 

Fonte : Casa Sapo

 






Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close