Energia eólica poderá abastecer 60% dos lares em 2020

23 Março 2009



Em 2020, a energia eólica gerada na Europa poderá abastecer o equivalente a 60 por cento dos lares europeus, sustenta a Associação Europeia da Energia Eólica (EWEA). Essa quantidade corresponder


Arthouros Zervos, presidente desta Associação, defendeu as perspectivas em torno do aproveitamento desta energia renovável, apoiadas pelos objectivos assinalados na directiva comunitária de Energias Renováveis, na sequência do acordo alcançado em 2008. Os 230 gigawatts são um aumento em relação aos 180 que a própria associação tinha apostado como objectivo anteriormente, explicou Zervos, precisando, no entanto, que só se alcançará essa meta se todos os Estados comunitários cumprirem com os prazos previstos. A energia gerada por esses 230 gigawatts seria suficiente para abastecer o equivalente a 135 milhões de lares de tipo médio na UE e assim se forneceria entre 14 a 18% da procura eléctrica em 2020, acrescentou Zervos.

O comissário europeu da Energia, Andris Pielbags, afirmou na mesma conferência que «a energia eólica pode substituir em grande medida os combustíveis contaminantes e finitos de que actualmente dependemos», segundo um comunicado dos organizadores da reunião. De acordo com dados da Comissão Europeia, 3,5% das reservas certificadas de carvão estão na UE mas os países da União Europeia só têm 2% das de gás, menos de 2% das de urânio e abaixo de 1% das de petróleo de todo o mundo.

Fonte: Agência Financeira





Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close