Investidores procuram oportunidades de investimento em lojas de rua

2 Julho 2008



Contrariamente ao que se fez sentir na última década, actualmente as lojas de rua, sobretudo nas localizações prime de Lisboa e Porto, voltaram a despertar a atenção não só de grandes retalhistas, nacionais e internacionais, mas também


E hoje, com o novo enquadramento legal do arrendamento urbano e as recentes políticas das autoridades locais de incentivo à reabilitação urbana, «este tipo de produto é cada vez mais apetecível».
No encontro com jornalistas para a apresentação do estudo «O Comércio de Rua em Lisboa e Porto», elaborado pela Cushman & Wakefield (C&W), Marta Leote, associate e Directora de Research e Consultoria, explicou que «com o despoletar da indústria dos centros comerciais em Portugal, nos anos 90, o comércio de rua passou para segundo plano na preferência de muitos operadores. Contudo, lentamente esta situação tem vindo a alterar-se, e actualmente existe um interesse crescente pela parte dos retalhistas em voltar a ter lojas na rua». Da parte dos investidores, recentemente também se tem verificado um interesse crescente na constituição de portfólios de lojas de rua, «numa clara estratégia de antecipação da evolução esperada do mercado». E, de facto, de acordo com a directora de Research da consultora, «o terceiro maior proprietário de espaços de comércio tradicional na zona do Chiado, em Lisboa, é já um fundo estrangeiro». Mas porquê este súbito interesse no comércio de rua? Para Marta Leote, a resposta é clara, e prende-se, essencialmente, com o facto de que «para além da aquisição de centros comerciais ser muito mais dispendiosa e complexa, muitos fundos de investimento imobiliário têm também limites à concentração do investimento num só imóvel». Desta forma, apesar do retorno oferecido pelos centros comerciais poder ser um pouco mais elevado, cada vez mais investidores equacionam a constituição de carteiras centradas no comércio de rua.

Fonte: Vida imobiliária




Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close