Mercado Residencial Português regista nova aceleração em Abril

5 Junho 2008



O Índice Confidencial Imobiliário (ICI) divulgou recentemente os resultados do mês de Abril, revelando que a habitação em Portugal Continental registou uma taxa de valorização média anual ? que traduz a variação média dos últimos 12 me


O grau de subida deste indicador tem vindo a aumentar progressivamente, revelando uma aceleração no ritmo de valorização. Nos meses de Abril e Março, a taxa de valorização média anual subiu 0,2 pontos percentuais, cerca do dobro relativamente ao verificado nos meses anteriores. Em Abril, o ICI atingiu ainda uma taxa de variação homóloga de 3,9%, a mais elevada dos últimos dois anos, o que poderá ser encarado como um sinal que permitirá antecipar a continuação do aumento do ritmo de valorização médio dos próximos meses.
Os últimos resultados vêm, desta forma, confirmar a tendência de que o mercado residencial português aparenta alguma resistência à pressão gerada pela instabilidade dos últimos meses nos mercados monetários e financeiros a nível internacional. De acordo com o ICI, o ritmo de valorização da habitação tem vindo a aumentar desde Junho de 2007, depois do mercado ter passado por uma fase de arrefecimento. Nesse mês, a taxa de valorização média anual foi de 1,0%, reflectindo uma oscilação entre meses de subida e meses de correcção em baixa. No mercado de habitação nova, a taxa de valorização média na anual foi de 2,0% em Abril, uma aceleração de 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior. O panorama no mercado de alojamentos usados é igualmente positivo, apesar de menos vincado. Neste segmento, a taxa de valorização média anual em Abril foi de 1,6%. Já em termos homólogos, o segmento dos novos registou, em Abril, uma taxa de 4,4% e o dos usados cerca de 3,4%. Em Abril, também a habitação na Área Metropolitana do Porto (AMP) registou uma taxa de valorização média anual de 3,0%, perspectivando-se que continue a subir dado a taxa de valorização homóloga estar em 5,0%.

Fonte: Vida Imobiliária




Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close