Investimento imobiliário em Portugal cresce 10%

30 Abril 2008



A consultora imobiliária CB Richard Ellis divulgou, em Londres, os resultados do investimento Europeu relativos ao 1º trimestre do ano.


Como seria de esperar, a actividade de investimento no continente europeu manteve a tendência de abrandamento já iniciada no segundo semestre do ano passado devido ao impacto do ?credit squeeze?. Deste modo o volume total de investimento apurado na Europa foi de ?37 mil milhões, um valor muito inferior aos ?58 mil milhões apurados no período homólogo do ano anterior. Contudo, e segundo os dados divulgados pela consultora, o investimento imobiliário no nosso país cresceu.
Assim, em Portugal, a CB Richard Ellis verificou, no primeiro trimestre de 2008, um volume total de investimento de aproximadamente 340 milhões de euros; um montante que representa um acréscimo de 10% face ao período homólogo do ano transacto. No entanto, mais de metade do investimento efectuado corresponde a uma transacção de venda dos hotéis Penina Golf & Resort e D. Filipa, e do golfe de San Lorenzo à JWW Hotels & Resorts Ltd. De facto, excluindo esta transacção, o volume total de negócios registados no inicio do ano é metade do assinalado no mesmo período do ano passado, sendo que a percepção geral é de um forte abrandamento da actividade de investimento, à semelhança do que se verificou na maioria dos países Europeus. Francisco Horta e Costa, Director do Departamento de Investimento da CB Richard Ellis Portugal comenta: ?Nota-se uma atitude de expectativa por parte dos investidores que, a par de uma menor liquidez provocada pela dificuldade em obter financiamento junto das entidades bancárias, tem conduzido à diminuição do número de concorrentes nas operações de investimento disponíveis no mercado e consequente subida das ?yields??. Assim, no final do primeiro trimestre de 2008, depois de alguns anos de compressão das ?yields?, esta tendência começou a inverter-se, com a subida desta taxa em 25% ou mais, nos diversos segmentos do imobiliário.

Fonte: Vida Imobiliária




Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close