IMI vai subir este mês

4 Abril 2008



Os contribuintes vão já começar a sentir no mês de Abril, a actualização do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que irá representar um aumento máximo de 120 euros para a carteira do contribuinte.


Quem o diz é o Diário Económico, que de acordo com os dados fornecidos pelo Ministério das Finanças, alerta contudo, que este aumento não será generalizado, já que apenas 56.700 prédios (apartamentos, edifícios) de um total de 7,6 milhões é que serão os alvos destas actualizações, número que equivale 0,7% do total.
O Ministério das Finanças adiantou que nem todos estarão sujeitos ao agravamento máximo, uma vez que estas situações, ?apenas abrangem prédios de elevado valor patrimonial?. O número de contribuintes que serão afectados, poderá mesmo ser inferior, no caso de um mesmo contribuinte ser proprietário de mais do que uma casa. ?A aplicação da cláusula de salvaguarda é por prédio e não por contribuinte?, como explicam as finanças, contudo, ?a nota de cobrança é que é por sujeito passivo, englobando todos os prédios de que o contribuinte seja proprietário?. Esta medida, não tocará todos os proprietários porque apesar deste aumento estar previsto na lei desde 2003, nem todas as casas foram avaliadas na altura. As avaliações de prédios feitas depois deste ano, essas sim, já tiveram em conta as novas regras do código do IMI, sujeitas às taxas e critérios próprios deste imposto.

Fonte: Vida Imobiliária




Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close