Custos de construção de habitação nova aceleraram

26 Março 2008



Os custos de construção de habitação nova e o preço de manutenção e reparação regular das casas registou, em Janeiro deste ano, um aumento quando comparado com o mês anterior, de acordo com os dados recentemente divulgados pelo Institu


Assim, os custos de construção de habitação nova, no Continente, registaram, em Janeiro, um crescimento de 4,4 por cento face ao mesmo mês de 2007 e de 0,3 pontos percentuais relativamente ao verificado em Dezembro. Segundo o INE, este aumento ficou a dever-se aos elevados preços dos materiais. A aceleração dos custos de construção de habitação nova verificou-se tanto no segmento dos apartamentos, como no das moradias.
... E das reparações também
De igual forma, o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação registou um aumento em Janeiro, quando comparado com o mês anterior.
De acordo com o INE, ``este comportamento foi determinado por andamentos no mesmo sentido das duas componentes consideradas``, sendo que a de serviços apresentou uma aceleração de 0,3 pontos percentuais, enquanto a de produtos para a manutenção e reparação regular da habitação de +0,2 pontos percentuais.
Por regiões e exceptuando a de Lisboa e Vale do Tejo que abrandou 0,1 pontos percentuais, as restantes registaram aumentos nos custos face a Dezembro passado. Segundo os dados do INE, as regiões que denotaram acelerações mais intensas foram as do Norte e do Alentejo, sendo que a do Norte foi a única a apresentar uma taxa de variação homóloga superior à do Continente, tendo-se situado em 3,9 por cento.

Fonte: AECOPS




Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close