Valor das casas novas mantém-se, mas desce nas usadas

22 Junho 2010



O mercado imobiliário voltou a apresentar uma desvalorização no segmento dos usados em Abril, com uma variação mensal de -0,2%, contra os -0,1% verificados em Março. Nos fogos novos a variação foi nula, mantendo-se nos -0,2%, de acordo


Em Abril, o ICI apresentou uma taxa de variação anual bastante próxima de zero, um resultado alinhado com a estagnação sentida pelo Índice nos primeiros meses deste ano. Na habitação nova, a variação média anual em Abril foi de 0,5%, e, sendo embora positiva, representa uma desaceleração face aos meses anteriores. Já nos usados, a performance tem sido mais depreciativa, com variações anuais negativas ao longo dos últimos quatro meses.

Em termos homólogos, a performance do Índice Ci continuou em terreno positivo, com valores de 1,7% nos novos e 1,6% nos usados. Face ao ano de 2009, especialmente em relação ao segundo semestre, a variação homóloga ao longo de 2010 tem exibido um comportamento mais positivo, provando que este ano será mais de contenção do mercado e que o anterior terá sido de quebra.

De acordo com o Índice Ci para Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), o mercado habitacional tem vindo a desacelerar nesta região. As taxas homólogas, apesar de positivas, registaram um abrandamento, enquanto que a variação mensal estagnou nos três últimos meses, depois de uma valorização de 1,0% em Janeiro. Quer nos novos quer nos usados, a nota foi de estagnação em Abril, com variações mensais estáveis nos 0,2% e -0,3%, respectivamente.

Fonte: Vida Imobiliária




Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close