Custo de construção de habitação nova sobe 0,8%

10 Março 2010



O custo de construção habitação nova aumentou, em Janeiro, 0,8% face a igual período do ano anterior, mais 0,4 pontos percentuais do que em Dezembro, enquanto a taxa de variação homóloga dos preços de manutenção e reparação regular man


O custo de construção habitação nova aumentou, em Janeiro, 0,8% face a igual período do ano anterior, mais 0,4 pontos percentuais do que em Dezembro, enquanto a taxa de variação homóloga dos preços de manutenção e reparação regular manteve-se nos 0,5%, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a mesma fonte, o comportamento no custo da construção "foi sobretudo determinado" pela evolução da componente Materiais, que registou uma variação homóloga de -2,2%, 0,7 p.p. superior à observada em Dezembro.

A variação da componente Mão-de-Obra, registou um aumento marginal de 0,1 p.p. face à variação observada no mês anterior, situando-se em 3,4%.

Já a estabilização no índice dos preços de manutenção e reparação regular agregado
"resultou de evoluções contrárias das duas componentes". Na dos produtos verificou-se uma pequena aceleração de 0,1 p.p., situando-se a respectiva taxa de variação homóloga em 1,0%, enquanto os serviços registaram um aumento homólogo de 0,1%, inferior em 0,1 p.p. à variação do mês anterior.

Fonte: Jornal de Negócios






Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close