Estudo divulgado pelo IDC Portugal referente a 2008

23 Abril 2009



Imobiliário: retorno do investimento é praticamente nulo. No entanto, o mercado imobiliário nacional registou uma performance superior ao mercado de acções.


O retorno total do investimento em activos imobiliários em Portugal durante 2008 foi praticamente nulo, segundo um estudo divulgado esta terça-feira pelo IPD Portugal-Imométrica de Investimento Imobiliário, refere a Lusa.
De acordo com o índice IPD, o retorno do mercado neste sector situou-se nos 2,6 por cento, mas descontando a inflação registada em 2008, que foi de 2,5%, o valor líquido foi de 0,1%.
Apesar desta situação, o mercado imobiliário nacional registou uma performance superior ao mercado de acções, que registou retornos de menos 49,6%, de acordo com o índice PSI 20, mas ainda assim esteve abaixo das obrigações, que devolveram retornos de 3,6%, medidas pelo Índice de Retorno das Obrigações do Tesouro com maturidade de 7/10 anos publicado pela JP Morgan.
O retalho, que se afirmou como o sector com melhor performance ao longo dos últimos oito anos, apresentou, em 2008, o retorno mais baixo entre os segmentos contemplados no Índice, devolvendo apenas 0,8% aos investidores, comparando com os 14,8% de 2007.

Fonte: Agência Financeira






Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close