EDP distribui mais de 40 mil lâmpadas nos bairros lisboetas

5 Março 2009



A EDP vai distribuir, entre 2 a 27 de Março, 40.440 lâmpadas eficientes nos bairros históricos de Lisboa. Com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa e da ADENE, esta acção tem o objectivo d


A iniciativa faz parte do programa ECO e está inserida no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo (PPEC) da ERSE. Vai ser feita uma distribuição, a nível nacional, de um total de 400 mil lâmpadas eficientes a moradores de bairros sociais e históricos. No geral, vai permitir uma redução total de 161.160 Mega Watts no consumo energético nacional, o equivalente ao consumo anual de 60 mil famílias portuguesas.

«Esta medida permite que as famílias poupem cerca de 18 milhões de euros e evita a emissão de 60 mil toneladas de CO2 para a atmosfera», adianta a EDP em comunicado.

Lâmpada economizadora «dura até 5 a 8 vezes mais»

Recorde-se que, no ano de 2008, esta acção abrangeu os bairros sociais de Lisboa e Porto e os bairros históricos do Norte do país. As restantes localidades do país vão receber esta acção da EDP durante este ano.

Cada agregado familiar receberá gratuitamente quatro lâmpadas fluorescentes e alguns conselhos de eficiência energética, mediante o preenchimento de um questionário. A distribuição será feita porta-a-porta nos bairros históricos locais.

«A acção é simples e o objectivo é claro: trocar lâmpadas incandescentes (tradicionais) por lâmpadas fluorescentes compactas (economizadoras), que irão contribuir em grande escala para a redução do consumo de energia eléctrica destinado à iluminação nestas habitações, promovendo a eficiência energética junto das populações», explica a eléctrica.

2 a 4 Março nos bairros da Madragoa e São Paulo

De acordo com a mesma, as lâmpadas economizadoras proporcionam benefícios não só pelo facto de consumirem menos energia para proporcionar a mesma intensidade luminosa, como também têm um período de vida útil «muito superior». Em relação a uma lâmpada incandescente, uma lâmpada economizadora consome menos 80% de energia e dura até 5 a 8 vezes mais.

Por datas, a distribuição vai ser feita: de 2 a 4 Março nos bairros da Madragoa e São Paulo; de 5 a 12 no Bairro Alto e na Bica; de 5 a 13 em São Bento; de 16 a 23 em Alfama; e de 24 a 27 Março na Mouraria.



Fonte: Agência Financeira





Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close