Redução das taxas de juro com pouco impacto na procura de casa

26 Fevereiro 2009



Para as mediadoras contactadas pela Agência Financeira: Century 21, Era e Remax, este ano é uma boa altura para comprar casa, já que os preços poderão vir a baixar ao longo de 2009.


O relações públicas da Era, Jorge Garcia, acredita mesmo que é possível assistir a uma redução dos valores entre os 5 e os 20%, consoante a localização do imóvel e sua procura.

«Neste momento o mercado oferece uma boa oportunidade de encontrar casa a bom preço», salienta o director da Remax, Manuel Alvarez.

Crédito mais apertado

A verdade é que a opinião das mediadoras é unânime: os bancos estão a apertar mais o crédito e, ao mesmo tempo, estão a subir os spreads. Isso significa que, no entender das três marcas, a redução da taxa de juro do Banco Central Europeu (BCE) para os 2% «pouco ou nada se tem reflectido nas mensalidades das casas», o que de acordo com as mesmas, «não está a levar ao aumento da procura de casas».

«Só a redução das taxas de juro por parte do BCE não é suficiente, porque isso não se tem reflectido nas prestações que as famílias portuguesas pagam aos bancos. Por outro lado, as instituições financeiras estão a subir os preços e as comissões, o que leva muitos consumidores a optar pelo arrendamento», refere à AF Jorge Garcia.

O administrador da Century 21, Ricardo Sousa, diz, no entanto, «que apesar de tudo, a procura em Janeiro já registou um acréscimo, principalmente tendo em conta o último semestre».



Fonte: Agência Financeira





Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close