Activos de retalho imobiliário continuam atractivos apesar de crise

26 Novembro 2008



A CB Richard Ellis anunciou recentemente na principal feira do mercado de retalho que se realiza anualmente em Cannes, a MAPIC, que os activos de retalho de qualidade irão «continuar a despertar o interesse de grandes investidores, mes


De acordo com a consultora, os activos «prime» de retalho, em particular, os centros comerciais, continuam a ser investimentos seguros na actual conjuntura económica.

Ao longo do terceiro trimestre de 2008, o volume de investimento na Europa deste tipo de bens totalizou cerca de 6,2 mil milhões de euros. A Alemanha, o Reino Unido e os países Nórdicos demonstraram ser os mercados mais activos, contabilizando, em conjunto, mais de 70% dos negócios de investimento concretizados no segmento de retalho.

Durante os primeiros três trimestres de 2008, a actividade de investimento em retalho rondou os 24,3 mil milhões de euros, uma quota de 26% do total transaccionado ao longo do período em análise. Aproximadamente um quarto dos mercados europeus analisados evidenciaram um aumento do valor de investimento em bens de comércio quando comparados com o período homólogo de 2007. Segmento de retalho tem sido um dos mais afectados cá Em Portugal, o segmento de retalho tem sido um dos mais afectados pela actual crise dos mercados financeiros internacionais. Nos primeiros três trimestres de 2008, o volume total de investimento em comércio rondou os 154 milhões de euros. Tendo em conta o período homólogo de 2007 registou-se assim uma descida de aproximadamente 64%. De entre as transacções concretizadas ao longo deste período de destacar a aquisição de 50% do Portimão Shopping Centre, pela Klepiérre; a compra do Portimão Retail Center, pela Pramerica; e a aquisição do Santarém Retail Park, pela British Land. Para os próximos tempos é de esperar que o segmento de retalho continue a evidenciar os efeitos da retracção económica mundial, com a manutenção do abrandamento da actividade de investimento em unidades comerciais.  
Fonte: Agência Financeira





Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close