Investimento em Habitação vai aumentar

10 Janeiro 2008



O Banco de Portugal avançou ontem que em 2008 vai terminar a tendência de queda no investimento em habitação.


O investimento em habitação deverá aumentar nos próximos dois anos, pondo fim a sete anos de quedas, segundo as previsões do boletim económico do Banco de Portugal divulgadas na terça-feira.
Em 2008, esse investimento deve subir 0,6%, taxa que aumentará para 3,9% em 2009. Este crescimento surge depois de nos sete anos anteriores o investimento em habitação ter registado quedas consecutivas que ascendem a 30%.
A justificar esta melhoria no segmento da habitação está a previsão de subida do rendimento disponível das famílias e a melhoria das condições de trabalho e dos níveis de confiança das famílias.
O Banco de Portugal avisa ainda que o elevado endividamento das famílias deve continuar a restringir o crescimento deste investimento, sobretudo numa altura em que as taxas de juro estão mais altas do que nos últimos anos.
O investimento em habitação, a par do investimento empresarial, é um dos responsáveis pela previsão de aceleração do investimento total português nos próximos anos. A instituição presidida por Vítor Constâncio acredita que a formação bruta de capital fixo suba 3,3% em 2008, mais 0,7 pontos percentuais que em 2007, devendo abrandar para 3,1% em 2009.
O investimento das administrações públicas deve ter estagnado em 2007 e 2008, para no ano seguinte crescer 0,4%.

Fonte: Oje




Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close