Zona Norte de Lisboa regista transacções mais baratas da cidade

29 Outubro 2007



A zona Norte de Lisboa apresenta vendas de casas a um preço médio de 1.940 euros por metro quadrado, posicionando-se 23% abaixo do resto da cidade, segundo dados da Imométrica.


A média de outras cinco áreas lisboetas analisadas pela empresa de estatísticas imobiliárias coloca o preço das transacções até ao segundo trimestre deste ano acima dos 2.500 euros por metro quadrado.A mesma fonte indica que o valor médio das transacções se traduz em 1.940 euros por metro quadrado na zona Norte, 2.418 euros em Campolide-Benfica, 2.500 euros na zona Oriental, 2.535 euros nas Avenidas, 2.565 euros na zona história e 2.600 euros em Alcântara-Belém. Diferenças que estão influenciadas pela procura, dado tratar-se de preços de vendas e não dos que são oferecidos pelos promotores e mediadores e que se situam em quatro das seis áreas analisadas acima do preço médio de venda.
O director da Imométrica, António Gil Machado, salienta que ``em determinadas zonas de Lisboa a procura incide mais na oferta mais barata``. Sobre o posicionamento mais baixo do Norte de Lisboa, o mesmo responsável salienta que ``é a zona mais acessível para se começar a viver em Lisboa``. Segundo os dados da Imométrica, 50% das vendas nesta área da capital está entre os 1.750 e os 2.070 euros por metro quadrado. (?)
Lisboa é o concelho da sua área metropolitana em que a oferta de habitação é mais elevada e tem os preços mais altos. Os últimos dados da Imométrica indicam que a capital apresenta para venda mais de 23 mil fogos, a um valor médio de 2.366 euros por metro quadrado. Segue-se Cascais, com cerca de 14.500 fogos a 2.010 euros por metro quadrado. O terceiro concelho mais caro é Oeiras, em que os cerca de 8.600 fogos disponíveis tinham um valor médio de 1.944 euros por metro quadrado. No total, a área metropolitana de Lisboa conta com uma oferta de 117 mil fogos, a 1.739 euros por metro quadrado em termos médios. (?)

Fonte: Jornal de Negócios




Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close