ICI evidencia tendência de estabilização

20 Setembro 2007



O Índice Confidencial Imobiliário (ICI), indicador que mede a evolução do valor no mercado habitacional, registou uma taxa de valorização média anual (que compara o valor médio dos últimos doze meses com a média dos doze meses imediata


Este valor evidencia uma tendência de estabilização que vem interromper a curva de desaceleração que se tinha vindo a verificar neste indicador desde Junho de 2006.
Além disto, a boa performance do ICI nos últimos meses influenciou positivamente a taxa de variação homóloga, que, no passado mês de Julho atingiu os 1,5%, registando o valor mais elevado desde dos 1,6% atingidos em Novembro do ano passado. Em termos mensais, o ICI valorizou 0,3% em Julho face a Junho, «performance que mais do que compensou a quebra observada no mês anterior», refere o comunicado divulgado pela Confidencial Imobiliário. No período em análise, a habitação nova voltou a liderar o mercado em termos de valorização, apresentando em Julho uma taxa de variação média anual de 1,8%. Contudo, e apesar de ter um ritmo de valorização de 0,8% acima da média geral do mercado, este segmento registou uma desaceleração face ao mês anterior (estando 0,1% abaixo da taxa de variação média anual registada nessa altura). Em Julho, os alojamentos usados evidenciaram um comportamento bastante positivo, com o ICI a subir 0,6% face ao mês anterior. Quer em termos de variação homóloga (1,7%), quer de variação mensal, a valorização do mercado dos usados registou os valores mais altos desde o pico registado em Maio de 2006. A mais longa série sobre imobiliário em Portugal, o ICI é um indicador de inflação do valor da habitação em oferta no Continente. Recorre à informação disponível no portal imobiliário LardoceLar.com, que em 2006 registou um total acumulado de 320 mil imóveis, provenientes de 1.388 empresas de mediação. Para além do Continente, o índice incide sobre a Área Metropolitana de Lisboa, a Área Metropolitana do Porto, as regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

Fonte: Vida Imobiliária




Recomendar a um amigo

Use o seguinte formulário
close