DIRECTÓRIO DE CONTEÚDOS | 2008


Retalho vai registar abrandamento da promoção e do investimento em 2009

02-12-2008

Os promotores e investidores imobiliários estão a revelar uma maior cautela relativamente ao sector de retalho, esperando-se, no próximo ano, a continuação da retracção no investimento, que já em 2008 deverá apresentar uma queda acentuada, e o abrandamento do lançamento de novos projectos, referem as consultoras imobiliárias Jones Lang LaSalle (JLL) e CB Richard Ellis (CBRE).




Lisboa em 1º lugar nas vendas

02-12-2008

Lisboa tem o maior volume de vendas enquanto que na oferta está em último lugar, segundo dados do SIR - Sistema de Informação Residencial. Segundo as estatísticas Confidencial Imobiliário/LardoceLar.com, Lisboa, Cascais e Oeiras, são dos concelhos com melhores tempos de absorção. No caso de Lisboa e Oeiras o tempo médio de absorção nos fogos usados foi de 7 meses no 2º trimestre de 2008.




Concelho de Cascais é o que atribui mais licenças para construção

28-11-2008

Cascais foi o concelho que, em 2006, mais licenças camarárias concedeu para a construção de edifícios, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados pelo Sales Index da «Marktest».




Encargo com o crédito à habitação baixa 14% em 2009

28-11-2008

Nos próximos 12 meses, as famílias deverão gastar menos 14% com o crédito à habitação face aos custos que tiveram no último ano. Os contratos com revisão do crédito em Dezembro serão os primeiros a sentir a descida da Euribor, mas as boas notícias vão estender-se a todas as famílias que pagam prestação da casa ao banco.




CGD premiada em Responsabilidade Social

26-11-2008

O Planeta Agradece, uma das iniciativas do Programa Caixa Carbono Zero, recebeu o Prémio Eficácia 2008 (bronze) na área da Responsabilidade Social, no dia 17 de Novembro.




Activos de retalho imobiliário continuam atractivos apesar de crise

26-11-2008

A CB Richard Ellis anunciou recentemente na principal feira do mercado de retalho que se realiza anualmente em Cannes, a MAPIC, que os activos de retalho de qualidade irão «continuar a despertar o interesse de grandes investidores, mesmo sob um clima de instabilidade e desaceleração económica».




Metade de Vilamoura está à venda

26-11-2008

Dois anos depois de ter investido em Vilamoura, no Algarve, a Caixa Catalunya quer sair do projecto. A queda do negócio imobiliário em Espanha e a fragilidade dos mercados financeiros levaram a dona da Procam a colocar à venda os 50% que detém na Lusort, em parceria com a também espanhola Prasa, soube o Negócios.




Mais encomendas na Construção e Obras Públicas

26-11-2008

No terceiro trimestre de 2008, as novas encomendas na construção e obras públicas registaram um crescimento homólogo de 29,6% (4,8 % no segundo trimestre), de acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).




Turismo residencial em Portugal está em queda até 2011

21-11-2008

O turismo residencial vai cair em Portugal nos próximos dois anos devido à crise económica, mas deve recuperar lentamente a partir de 2011, afirmou esta terça-feira uma especialista britânica, citada pela agência «Lusa», acrescentando que o país se deve manter fiel aos mercados tradicionais.Muriel Muirden, directora da consultora Economics Research Associates (ERA) e especialista em projectos turísticos, identificou em Lisboa algumas oportunidades e desafios que se colocam aos «resorts» turísticos, sublinhando que os próximos dois anos vão ser difíceis para Portugal. Os efeitos da crise atingiram duramente o Reino Unido, o principal motor do mercado de segundas casas no Algarve, e os preços das habitações só devem voltar a atingir os valores do ano passado em 2012, estimou a responsável da ERA.




Engenheiros pedem ao Governo simplificação do sistema de licenciamentos

21-11-2008

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), Fernando Santo, vai entregar esta segunda-feira ao Governo, à Assembleia da República e à Associação Nacional de Municípios, um documento com vinte recomendações que simplificam o licenciamento urbano, promovem o combate à corrupção, reduzem conflitos e incentivam o desenvolvimento económico do país.No documento, citado em comunicado, Fernando Santo defende que a qualidade do licenciamento urbano está refém da complexidade tecnocrata e refere que o actual regime é visto como uma fonte de distribuição de riqueza, de suspeita na concessão de favores e de corrupção, afectando a imagem de todos os que trabalham no sector de forma honesta, seja na administração pública ou na iniciativa privada. O Bastonário acrescenta ainda que a actual legislação constitui um entrave ao investimento público e privado, que depende dos licenciamentos para a legalização.




Portugal contraria Europa e regista quebra no imobiliário

21-11-2008

O mercado de investimento nacional voltou a decrescer no terceiro trimestre deste ano em 70% e 23% face ao primeiro e segundo trimestres, respectivamente, e ao contrário do que sucedeu na Europa cujo volume de transacções imobiliárias estabilizou. De acordo com a consultora imobiliária CB Richard Ellis, em Portugal investiu-se cerca de 100 milhões de Julho a Setembro.




IFE promove conjunto de seminários dedicados ao sector imobiliário

21-11-2008

O International Faculty for Executives Group promove, em Dezembro, em Lisboa, um conjunto de seminários direccionados para o sector imobiliário.




Mercado português de centros comerciais cresce 13% em 2008

21-11-2008

A Jones Lang LaSalle estima que o mercado português de centros comerciais apresente um crescimento anual de cerca de 13 por cento em 2008, com a inauguração de aproximadamente 280 mil metros quadrados (m2) de área bruta locável (ABL).




Segmento de armazéns e logística ganha peso no mercado de investimento imobiliário nacional

21-11-2008

No terceiro trimestre de 2008, a actividade de investimento em armazéns e logística esteve em destaque, com o peso deste segmento a ascender a uma quota de 25% do valor total investido no mercado imobiliário português no período em análise, traduzindo um valor total na ordem dos 22 milhões de euros (M?).




Mercado de escritórios de Lisboa atinge valor máximo das rendas prime

14-11-2008

A cidade de Lisboa, em conjunto com Berlim e Praga, é um dos três mercados europeus que atingiu o valor máximo das rendas prime, situando-se no 3º trimestre de 2008, no pico máximo do quadrante «rápido crescimento de rendas» do estudo European Office Clock, elaborado pela Jones Lang LaSalle. Tendo em conta tal resultado, a consultora pressupõe que, num futuro próximo o mercado português deverá passar a integrar o quadrante «crescimento lento de rendas».




Mercado de investimento português volta a decrescer no 3º trimestre

14-11-2008

Contrariamente à tendência de estabilização do volume de transacções imobiliárias observada na Europa durante o 3º trimestre de 2008, no período em análise o mercado de investimento português voltou a decrescer comparativamente ao 1º e 2º trimestres, em aproximadamente 70% e 23%, respectivamente.




12ª edição do Barcelona Meeting Point já arrancou

14-11-2008

Já arrancou a 12ª edição do Barcelona Meeting Point, uma das principais feiras imobiliárias em toda a Europa.




Euribor voltou a descer em todos os prazos

14-11-2008

As taxas Euribor, que servem de referência para a grande maioria dos créditos à habitação em Portugal, voltaram a descer durante o dia ontem, pela 22ª sessão consecutiva.




131 M? para a Reabilitação Urbana em 2009

14-11-2008

O Executivo de José Sócrates vai destinar uma fatia de 131 milhões de euros (M?) das verbas inscritas no Orçamento de Estado (OE) de 2009 para a Reabilitação Urbana, traduzindo um reforço de 8% face às verbas atribuídas para o sector em 2008. A informação foi ontem revelada pelo ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, na comissão parlamentar do poder local.




Portugal contraria Europa e regista quebra no imobiliário

14-11-2008

O mercado de investimento nacional voltou a decrescer no terceiro trimestre deste ano em 70% e 23% face ao primeiro e segundo trimestres, respectivamente, e ao contrário do que sucedeu na Europa cujo volume de transacções imobiliárias estabilizou.




Imobiliário de topo exige qualidade e diferenciação

14-11-2008

O segmento de luxo em Portugal continua a dar frutos em tempos de crise, mas há desafios a enfrentar para satisfazer os critérios mais exigentes. Qualidade superior ? na arquitectura e na construção ?, localização e diferenciação, são hoje critérios fundamentais para transformar um produto de luxo num sucesso comercial.




Governo quer privados a gerir edifícios históricos abandonados

04-11-2008

Entrou ontem em discussão pública, até ao final de Novembro, a proposta de lei que prevê que edifícios históricos, culturais ou religiosos, como igrejas, castelos ou fortalezas, em estado de abandono ou semiabandono e até agora no domínio público, possam ser concessionados aos privados. De acordo com esta proposta, apresentada pelo secretário de Estado das Finanças, Carlos Costa Pina, os privados podem também pedir a desafectação do domínio público, de instalações do Estado, como quartéis ou armazéns.




Arrendamento jovem: quase 80% das candidaturas foram aprovadas

04-11-2008

A grande maioria das candidaturas apresentadas à terceira fase do Porta 65, programa de apoio ao arrendamento jovem, foi aprovada.




Apoios concedidos à Reabilitação Urbana pelo IHRU abrandam em 2008

04-11-2008

O valor dos apoios concedidos pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para fins de Reabilitação Urbana abrandaram este ano, quando comparados com o ano passado. De acordo com os dados disponíveis, a 31 de Agosto as comparticipações a fundo perdido do IHRU estavam 51% abaixo dos apoios concedidos o ano passado, ascendendo a 2,27 milhões de euros. Por seu turno, as bonificações de empréstimos para a reabilitação situam-se 65% abaixo do valor registado no ano passado (1,34 milhões de euros).




Caixa prepara lançamento de Fundo de Investimento Imobiliário para Arrendamento Habitacional (FIIAH)

04-11-2008

A Caixa Geral de Depósitos, reconhecendo as vantagens deste novo instrumento na actual conjuntura económica, prepara-se para implementar um FIIAH logo que estes estejam regulamentados e respectiva legislação entre em vigor. Efectivamente, trata-se de uma solução oportuna e com todo o sentido, tendo presente, nomeadamente, as medidas e incentivos recentemente lançados e consagrados no OE 2009.




Eurosun 2008 - 1st International Conference on Solar Heating and Cooling Building

04-11-2008

Decorreu entre 7 a e 10 de Outubro de 2008 a Exposição EUROSUN 2008-1st International Conference on Solar Heating and Cooling Building, no Centro de Congressos de Lisboa, organizada pela Sociedade Portuguesa de Energia Solar e com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos em parceria com a EDP.




Caixa e Fidelidade Mundial são duas das Marcas que mais atraem os portugueses!

04-11-2008

O Estudo Brands´´ Magnetic Fields* tem por objectivo avaliar o grau de atracção exercida sobre os consumidores portugueses pelas marcas presentes no mercado nacional. Segundo este estudo os factores que contribuem para diferenciar uma marca das restantes, são a confiança que a Marca inspira, o seu prestígio e a identificação do consumidor com a Marca.




Salão Imobiliário de Lisboa ? FIL (11ª edição)

04-11-2008

No âmbito da estratégia do Grupo CGD para o negócio imobiliário, a Caixa patrocinou em exclusivo a 11ª edição do Salão Imobiliário de Lisboa (SIL) que decorreu, na FIL ? Parque das Nações, entre os dias 22 e 26 de Outubro




Vender casas está mais difícil apesar da descida registada nos preços

04-11-2008

O arrefecimento do mercado residencial português está a obrigar os promotores imobiliários, sobretudo os de menor dimensão, a suspender alguns projectos. A crise ameaça também retirar às câmaras parte das receitas fiscais conseguidas com o licenciamento de empreendimentos e com as transacções de imóveis.




OE2009: Imóveis recuperados com primeira transacção isenta de IMT

21-10-2008

Os proprietários que reabilitem imóveis destinados a primeira habitação própria e permanente, estarão isentos de Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT) na primeira transacção do imóvel. Segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2009 (OE2009), a que a «Lusa» teve acesso, estas isenções serão aplicadas em imóveis localizados em áreas de reabilitação urbana mas ficarão sempre dependentes de aprovação em Assembleia Municipal.




Finanças passam a cobrar reavaliação dos imóveis para efeitos fiscais

21-10-2008

Os proprietários de imóveis que contestarem a avaliação dos mesmos feita pelas Finanças para efeitos fiscais e quiserem ver as suas propriedades reavaliadas podem incorrer em custos elevados. Tudo porque a proposta do Orçamento do Estado para 2009 prevê alterações no artigo 76º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis CIM.




Orçamento de Estado 2009 prevê a criação de fundo para arrendamento de casas

21-10-2008

O Governo entrega hoje à tarde, na Assembleia da República, a proposta para o Orçamento de Estado de 2009, o último desta legislatura. Num contexto marcado pela crise financeira internacional, o Executivo procurou criar condições para que as famílias portuguesas possam reduzir os gastos mensais com habitação e que permitam à banca diminuir o crédito malparado, uma das fontes dos seus problemas de liquidez. Assim, o documento apresentado hoje prevê a criação do Fundo de Investimento Imobiliário em Arrendamento Habitacional (FIIAH).




OE 2009: Reforçados os incentivos para a Reabilitação Urbana

21-10-2008

O Governo decidiu reforçar os incentivos à Reabilitação na proposta do Orçamento de Estado para 2009, apresentada ontem na Assembleia da República. A atenuação da carga fiscal foi uma das apostas. Entre outras medidas, foi proposta a isenção de IMI por um período de cinco anos e de IMT nas aquisições de prédios urbanos ou de fracções autónomas em prédio urbano destinado exclusivamente a habitação própria e permanente. Contudo, esta deliberação terá de ser tomada pelas Assembleias Municipais.




OE 2009: Lucros da venda de casa podem ser reinvestidos até 3 anos

21-10-2008

A partir do próximo ano, o período de isenção de tributação das mais valias obtidas com a venda de imóveis vai ser alargado para os 36 meses (3 anos), mais 12 meses do que o consagrado actualmente (24 meses). O obejctivo é dar aos contribuintes mais tempo para reinvestirem o valor obtido com a venda de imóveis, sem que a mais-valia daí proveniente seja tributada. Esta é uma das propostas apresentadas pelo Governo no Orçamento para 2009 (OE 2009), consagra um vasto pacote de medidas e incentivos com vista a estimular o arrendamento e a reabilitação, numa tentativa de contornar a crise do imobiliário.




Stock de escritórios de Lisboa deverá crescer 5,9 % até 2012

21-10-2008

De acordo com os últimos dados apurados pela DTZ, a oferta futura de escritórios em Lisboa para os próximos quatro anos encontra-se estimada em aproximadamente 245.000 m², o que traduz um incremento de 5,9 % do stock existente. Segundo a informação divulgada no relatório Prime Market View Outono 2008, a consultora perspectiva a entrada no mercado de cerca de 100.000 m² de nova oferta de escritórios no total de 2008, de 90.000 m² em 2009 e de 58.000 m² até ao final de 2011. Numa análise à actividade do sector nos últimos meses, os responsáveis da DTZ concluíram que «apesar da crise vivida» se verificou uma grande dinâmica no sector na primeira metade de 2008, tendo sido absorvidos 104.000 m² de escritórios, um valor semelhante aos 108.000 m² do período homólogo do ano passado, o que influenciou a manutenção das baixas taxas de desocupação.




Fundos Especiais de Investimento Imobiliário continuam a crescer em Portugal

21-10-2008

Os Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII) continuam a ganhar margem no mercado nacional. Conforme os últimos dados divulgados pela CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), em Setembro de 2008 o valor sob gestão de FEII atingiu os 983,8 M?, mais 0,2% do que o verificado no mês anterior. No seguimento da tendência iniciada nos últimos meses, no período em análise o valor sob gestão dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII) decresceu 0,2 % face a Agosto, totalizando os 9.471,8 milhões de euros.




Balcão único para questões imobiliárias poupa «tempo e dinheiro»

21-10-2008

O secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, anunciou, na passada sexta-feira, a criação de um balcão único na Internet relacionado com questões imobiliárias. Este é um serviço direccionada para os solicitadores que, a partir de agora, poderão fazer contratos de compra e venda, doação, mútuo e hipoteca, registos e obrigações fiscais, a partir do seu escritório. De acordo com o governante, a possibilidade de realizar tarefas jurídicas através da Internet traduz uma importante poupança de «tempo e dinheiro».




Informatização das matrizes prediais rústicas já está concluída

21-10-2008

Três meses antes do prazo inicialmente previstos, o processo de informatização das matrizes prediais rústicas já está concluído. Assim, a partir de agora, os contribuintes podem aceder a um conjunto de serviços relacionados com o tema, no portal das declarações electrónicas do Ministério das Finanças, evitando a obrigatoriedade de deslocação aos serviços de finanças da área onde se situam os imóveis. Esta foi uma das medidas inseridas no âmbito do programa de simplificação administrativa Simplex.




Intercasa regista 25.000 visitantes nos primeiros quatro dias

08-10-2008

O arranque da edição de 2008 da Intercasa está a pautar-se por uma grande afluência do público, tendo registado 25.000 visitantes apenas nos primeiros quatro dias, o que se traduz num aumento de 20% face ao período homólogo do ano passado, anunciou a organização.




Volume de empréstimos para habitação caiu 15,8 % no 2º trimestre

08-10-2008

A concessão de novos créditos para compra de habitação continua a decrescer em Portugal. De acordo com os últimos dados divulgados pela Direcção Geral do Tesouro (DGT), entre Março e Junho de 2008 (2º Trimestre), o montante total concedido pela Banca para novos créditos destinados à aquisição de casa em Portugal Continental caiu 15,77 % face ao período homólogo de 2007. Esta é a maior queda trimestral registada nos últimos cinco anos.




Compra de casas em Portugal bate mínimo de 5 anos

08-10-2008

É o efeito mais visível da actual turbulência: a banca está a conceder menos crédito em Portugal. No segundo trimestre, o volume de empréstimos concedidos caiu 16% e a tendência deverá estar a agudizar-se neste momento, adianta o «Diário de Notícias».




Condomínio: Portugueses fazem 14 mil queixas

08-10-2008

A Deco, associação de defesa dos consumidores, recebeu, só este ano, cerca de 14 mil queixas relacionadas com questões de condomínios.




Serviços do Estado têm de escolher imóveis para libertar

08-10-2008

Os serviços do Estado vão ter de definir até 31 de Março de 2009 qual o espaço de que precisam para manter o funcionamento e os imóveis que podem libertar, refere a «Lusa».




Euribor já encarece hipotecas em 704 euros, para um empréstimo médio de 150 mil euros a 25 anos

01-10-2008

Setembro parece que vai terminar «negro» para quem tem créditos à habitação e hipotecas.




Governo quer arrecadar 834 M? em 12 anos com a venda de imóveis militares

01-10-2008

O Governo quer arrecadar cerca de 834 milhões de euros (M?) ao longo dos próximos 12 anos, através da rentabilização dos imóveis militares, prevista na nova Lei de Programação das Infra-estruturas Militares, aprovada no início do mês.




Casas: crise faz descer para metade preço dos leilões

01-10-2008

São cada vez mais as pessoas que os frequentam e licitam para comprar casa para morar ou investir




Renegociação de crédito a custo zero arranca hoje

25-09-2008

A partir de hoje já pode bater à porta do seu banco, pedir para que as condições do seu empréstimo à habitação sejam revistas e não pagar comissões por isso.




Abertura de mais shoppings pode provocar ruptura

25-09-2008

Apesar da crise económica, o ano em curso deverá assistir à maior abertura de centros comerciais da história do País.




Remax diz que disparo na procura vai levar a aumento das rendas

25-09-2008

Bancos não concedem crédito a famílias com menos de 1.200 ou 1.300 euros mensais A corrida dos portugueses ao mercado de arrendamento vai levar os preços a subirem, não adiantando, no entanto, valores.




Centros comerciais de conveniência marcarão sector nacional de retalho

25-09-2008

De acordo com a Jones Lang LaSalle, o futuro do mercado português de mercado português de retalho ficará marcado «por um maior desenvolvimento dos centros comerciais de conveniência, caracterizados pela proximidade de clientes-alvo, sendo que grande parte destes formatos deverá resultar da reabilitação de centros comerciais obsoletos.




Worx divulga WMarket Review do 1º semestre de 2008

19-09-2008

Estabilização do mercado de escritórios de Lisboa e Porto, decréscimo do volume de oferta no mercado de retalho, aumento do interesse no comércio de rua, fraca actividade do sector industrial e de logística e melhoria significativa do desempenho do mercado hoteleiro nacional, são algumas das principais conclusões deste estudo.




Portugal implantou com sucesso as directivas de certificação energética dos edifícios

19-09-2008

Portugal é um dos países da União Europeia que completaram com sucesso todas as acções necessárias para a implantação do novo Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), concluiu o estudo Towards an Energy Efficient Building Stock, publicado hoje pela Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS).




Serviços do Estado vão começar a pagar rendas pelos imóveis ocupados

19-09-2008

Com vista a racionalizar a ocupação de imóveis, o Executivo de José Sócrates está a preparar uma reforma na gestão do património imobiliário do Estado.




CGD: central solar térmica permite poupar consumo anual de 2 mil habitantes

16-09-2008

Foi inaugurada esta segunda-feira a maior central solar térmica da Europa, no edifício sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD).




Mensalidade das casas pode subir 20 euros já em Outubro

16-09-2008

Colapso de quarto maior banco americano afunda bolsas.




Obras em casa que não alterem estrutura vão ser isentas de taxas

16-09-2008

Vai representar uma poupança de 168 euros num fogo de 100 metros quadrados.




Construção mantém quebra no 2º trimestre do ano

15-09-2008

Duração média das obras em construções novas para habitação familiar foi de 20 meses.




Rendas aumentam 2,8% no próximo ano

15-09-2008

O valor oficial só será conhecido dentro de semanas, mas já é possível saber qual vai ser a actualização das rendas no próximo ano: 2,8%, mais três décimas do que no ano passado, e um valor superior à inflação para 2009 estimada pelo Banco de Portugal (BdP), que aponta para um aumento médio de preços de 2,5%.




Menos vendas e transacções de casas mais baratas

15-09-2008

Estado perde 27 milhões com imóveis. Há maior dificuldade dos imóveis em serem transaccionados.




Taxas Euribor mantêm ritmo de subida

12-09-2008

As taxas Euribor (que traduzem o preço a que um conjunto alargado de bancos está disposto a emprestar dinheiro entre si), mantêm o ritmo de subida, voltando a crescer nos prazos de 6 e 12 meses, sendo que apenas no prazo de 3 meses se registou uma ligeira descida.




Fundos Especiais de Investimento Imobiliário ganham terreno

12-09-2008

Os Fundos Especiais de Investimento Imobiliário (FEII) têm vindo a ganhar terreno em Portugal, com o seu valor sob gestão a aumentar de mês para mês.




Investidores na Europa Continental estão a apostar activamente em retail parks

09-09-2008

Os últimos dados apurados pelo relatório de research europeu em Retail Warehousing da Jones Lang LaSalle sugerem que os investidores na Europa Continental estão a apostar activamente em retail parks de pequena e média dimensão, no que parece ser uma estratégia defensiva face aos desafios crescentes que se fazem sentir no sector de retalho.




Boletim revela queda do investimento imobiliário em Portugal

09-09-2008

Naquele que é o primeiro relatório de mercado inteiramente dedicado ao sector de investimento, a consultora imobiliária CB Richard Ellis refere que o primeiro semestre de 2008 registou um decréscimo no valor global de investimento, com uma subida das taxas de capitalização ?prime? em todos os segmentos do imobiliário, confirmando a extensão da crise do mercado de capitais à economia nacional.




Custos de construção de casas novas sobem 7%

09-09-2008

Mais 0,4 p.p. do que no mês anterior. O índice de custos de construção de habitação nova, no Continente, registou uma variação homóloga de 7,3 por cento em Julho.




Terceira fase de candidaturas ao ``Porta 65`` até 15 de Setembro

03-09-2008

A terceira fase do programa de apoio ao arrendamento jovem ``Porta 65`` prolonga-se até ao dia quinze de Setembro. As novas regras vão permitir que o número de beneficiários do programa possa aumentar face às fases anteriores.




Taxa de juro implícita no crédito à habitação volta a aumentar em Julho

26-08-2008

A taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação atingiu no mês passado os 5,633%, mais 0,059 pontos percentuais do que o verificado em Junho, ao mesmo tempo que a taxa implícita nos contratos realizados nos últimos três meses ascendeu aos 5,572%, mais 0,135 pontos percentuais do que no trimestre anterior.




Crédito: Malparado na habitação cai em Junho, pela 1ª vez este ano

25-08-2008

O volume de crédito de cobrança duvidosa no conjunto dos empréstimos à habitação contratado no sector bancário caiu em Junho, pela primeira vez este ano, apesar do aumento no montante emprestado pelas instituições financeiras, revela o boletim estatístico de Agosto do Banco de Portugal (BdP) recentemente publicado.




Empréstimos e crédito malparado crescem para níveis históricos

21-08-2008

A concessão de crédito a particulares continua a aumentar, ainda que o ritmo de aumento esteja a abrandar, uma evolução que está a ser acompanhada pelo crédito malparado. Tanto os empréstimos como as cobranças duvidosas atingiram os níveis mais elevados de sempre.




Custo do crédito sobe mais em Portugal do que na zona euro

21-08-2008

Portugal é o país da zona euro com maior aperto das condições de crédito, afirma o Diário Económico, referindo-se a uma tendência que é transversal a grande parte das economias mas que afecta «com especial gravidade os segmentos nacionais de crédito à habitação e às empresas».




Constroem-se hoje metade das casas que se construíam em 2000

14-08-2008

Sabia-se que o número vinha a descer ao longo dos anos, mas agora atingiu um nível significativo: constroem-se hoje metade das casas que se edificavam em 2000.




Mercado de arrendamento mais dinâmico

13-08-2008

O mercado de arrendamento está a entrar numa nova fase, verificando-se um aumento do número de imóveis para arrendar mas também uma maior apetência por este tipo de solução.




Firmas de advogados dominam espaços de escritórios

12-08-2008

O mais recente estudo da Jones Lang LaSalle avança que 15% dos espaços de escritórios nas principais cidades mundiais são ocupadas por firmas de advocacia.




Construção de casas novas fica 7% mais cara em Junho

12-08-2008

O índice de custos de construção de habitação nova ficaram 6,8% face ao período homólogo, mais 1,2 pontos percentuais (p.p.) do que o verificado em Maio.




Portugal tem 200 mil imóveis usados que estão sobreavaliados

12-08-2008

O mercado imobiliário nacional dispõe de 200 mil imóveis usados que, por estarem sobreavaliados pelos seus proprietários, não encontram comprador, afirmou à agência noticiosa Lusa o presidente da APEMIP, José Eduardo Macedo.




«Yields» de escritórios crescem para 5,05% no 2º trimestre

12-08-2008

Em Barcelona, Madrid e Lisboa aumentaram 50 pontos base A média ponderada das prime yields de escritórios na Europa cresceu cerca de 20 pontos base (pb) no segundo trimestre de 2008 para os 5,05%, revela o novo relatório da Jones Lang LaSalle.




Casas em Lisboa chegam a custar 2.300 euros por m2

12-08-2008

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) tinha, no final do primeiro trimestre deste ano, 213 mil casas à venda. Os dados são das estatísticas Confidencial Imobiliário//LardoceLar.com.




Euribor a 6 meses bate novo máximo e ameaça fazer subir prestações

08-08-2008

A Euribor a seis meses, a taxa a que é indexada a grande maioria dos contratos de crédito à habitação em Portugal, atingiu um novo máximo. A taxa chegou aos 5,166%, o valor mais alto desde Novembro de 2000. Depois de já no mês passado, este indexante ter registado a média mais alta de sempre, esta nova subida deixa antever novos aumentos das prestações mensais que os portugueses endividados pagam ao banco. Já a Euribor a três meses registou uma subida para 4,967%. Apenas a taxa a 12 meses recuou ligeiramente para 5,354%.




Preços caem entre 30 a 40% em Lisboa - Arrendamento de imóveis aumenta em Portugal

08-08-2008

Com a subida das taxas de juro, os custos relacionados com o crédito à habitação têm aumentado, o que está a levar mais pessoas a optarem pelo arrendamento dos imóveis. Há imobiliárias que estão a facturar o dobro em arrendamentos, numa altura em que o valor das rendas estão entre 30 a 40%, em Lisboa.




Sector da construção defende IVA reduzido para habitação

08-08-2008

A Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP) defende que o Governo português deve apoiar a proposta da Comissão Europeia para adopção de uma taxa reduzida de IVA na habitação. Em carta enviada ao primeiro-ministro, a federação destaca ``o relevo que este imposto tem para a actividade económica em geral e para o sector da construção em particular``, defendendo por isso que o executivo apoie a proposta de alteração da directiva que actualmente impede os países-membros de adoptarem o IVA à taxa reduzida na habitação.




Euribor a 6 meses bate novo máximo e ameaça fazer subir prestações

08-08-2008

A Euribor a seis meses, a taxa a que é indexada a grande maioria dos contratos de crédito à habitação em Portugal, atingiu ontem um novo máximo. A taxa chegou aos 5,166%, o valor mais alto desde Novembro de 2000. Depois de já no mês passado, este indexante ter registado a média mais alta de sempre, esta nova subida deixa antever novos aumentos das prestações mensais que os portugueses endividados pagam ao banco. Já a Euribor a três meses registou uma subida para 4,967%. Apenas a taxa a 12 meses recuou ligeiramente para 5,354%.




Crise: valor das casas cai pela primeira vez este ano

08-08-2008

A manter-se a tendência, 2008 pode acabar com uma queda face a 2007 O mercado residencial português registou uma travagem na sua valorização mensal em Junho, interrompendo, desta forma, a linha crescente verificada desde início do ano. A taxa de variação mensal do Índice Confidencial Imobiliário (ICI) em Junho foi de -0,4%, contrariando o forte crescimento ocorrido desde início do ano, refere a Confidencial Imobiliário em comunicado. O estudo revela que este comportamento não influenciou significativamente a taxa de valorização média anual (que compara os últimos doze meses com os doze meses anteriores), uma vez que essa média continuou a beneficiar do ritmo de valorização registado nos meses anteriores. Contas feitas, a média anual sofreu apenas uma desaceleração de ritmo de crescimento. Em Junho, essa taxa foi de 2,3%, num aumento de 0,2% face à taxa alcançada no mês de Maio.




Prestação da casa sobe em Julho

04-08-2008

As despesas com o crédito à habitação teimam em pesar nos bolsos dos portugueses. «As taxas Euribor continuam a sua escalada histórica e, no mês de Julho, voltaram a registar o valor mais alto de sempre em todos os prazos.




?Gigantes? internacionais unem-se para avaliar o rendimento ambiental dos seus imóveis

04-08-2008

Cinco ?gigantes? do imobiliário europeu ? AEW Europe, AXA Reim, Bureau Veritas, GE Real Estate Europe e a ING Real Estate ? anunciaram uma iniciativa conjunta com vista a potenciar a rentabilização ambiental dos seus edifícios de uso comercial em toda a Europa. A metodologia da auditoria está ainda em processo de desenvolvimento, prova e reajuste em casos reais, através de 15 imóveis piloto situados em França, Alemanha, Espanha e Reino Unido.




Parque habitacional português atingiu os 5,6 milhões de fogos em 2007

04-08-2008

O parque habitacional português voltou a crescer em 2007. Segundo as estimativas mais recentes do INE (Instituto Nacional de Estatística), no ano passado o parque habitacional em Portugal era constituído por 3.400.000 edifícios, totalizando os 5.600.000 fogos, traduzindo crescimentos de 0,7 & e de 1,0%, respectivamente, face ao ano anterior.




CML licenciou 30 hotéis no último ano

04-08-2008

Nos últimos 12 meses, a Câmara Municipal de Lisboa já licenciou um conjunto de 30 unidades hoteleiras, «o que representa um avanço enorme e terá impactos no turismo», revelou o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, que falava ontem num debate sobre o plano da autarquia para a frente ribeirinha. Alfama, a área junto ao Campo das Cebolas e o piso superior à Pastelaria Suíça, na Baixa, são apenas algumas das localizações que vão receber novos hotéis, estando ainda em aberto a hipótese de poderem vir a aparecer novas unidades na Calçada da Ajuda.




Empreendimentos turísticos em Grândola fundamentais para o desenvolvimento

04-08-2008

O empreendimento turístico de Tróia, que prevê um investimento de cerca de 350 milhões de euros numa área de 440 hectares, deverá ser o motor do desenvolvimento do litoral alentejano, para onde estão previstos outros empreendimentos na área do turismo. Com dois hotéis de cinco estrelas, aparthotéis, zona desportiva, um centro equestre e uma marina, infra-estruturas que deverão ficar concluídas até final deste ano, o complexo turístico de Tróia já deverá estar a funcionar em pleno no próximo Verão.




Novos estatutos restringem EPUL à reabilitação e urbanização públicas

28-07-2008

Retomando a sua vocação original, a EPUL, agora denominada Empresa de Urbanização de Lisboa, EEM, passa ter como funções a «urbanização, reabilitação e manutenção de bens e infra-estruturas públicas» e «gestão do património edificado e promoção do desenvolvimento urbano».




428 mil imóveis verão alargada a isenção de IMI

28-07-2008

Tratam-se de imóveis que já beneficiavam de período de isenção de 3 ou 6 anos com valor inferior a 236 mil euros. São 428 mil as casas adquiridas após 2004 que já no próximo ano vão beneficiar do alargamento dos períodos de isenção de IMI (imposto municipal de imóveis) aprovado há três semanas pelo Governo.




Estado perde milhões com arrendamento jovem

28-07-2008

Os mais de 11 mil casos de irregularidades detectados no antigo Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ) lesaram o Estado num montante estimado entre dois e 22 milhões de euros, segundo dados do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).




Preço das casas no Reino Unido cai ao ritmo mais elevado de sete anos

28-07-2008

O preço das casas no Reino Unido caiu ao ritmo mais elevado, de pelos menos, os últimos sete anos, quando começaram a ser registados os dados. O aumento das restrições de crédito continua a condicionar a procura dos imóveis na região.




Bancos cortam nas avaliações das casas

28-07-2008

As avaliações das instituições financeiras aos imóveis associados aos empréstimos para crédito à habitação continuam a baixar, tendo a redução atingido 4,6% no segundo trimestre. Sinal de que os bancos estão mais restritivos na concessão de crédito e que os preços do imobiliário estão em queda.




Preços mais baixos e transparentes na compra e venda de casa

25-07-2008

Entrou esta semana em vigor um novo conjunto de medidas de simplificação do registo predial. Entre as novidades figura o novo sistema de preços de registo predial, que beneficia cidadãos e empresas, e permite uma redução de encargos administrativos e custos de contexto. Além de estabelecer uma descida de preços, estes ficam mais transparentes, porque passam a ser fixos e únicos para todas as transacções imobiliárias.




Emprego no Imobiliário representa 17% da população activa

25-07-2008

O emprego nas actividades imobiliárias está prestes a iniciar um novo ciclo de 10 anos de crescimento, fruto de um investimento em obras públicas de 40 mil milhões de euros, a realizar pelo governo e União Europeia.




Crédito malparado das imobiliárias sobe 72% em Maio

25-07-2008

O crédito malparado das imobiliárias subiu 72 por cento em Maio, face a igual mês do ano anterior, sendo já responsável por mais de 20% do incumprimento total das empresas, segundo dados do Banco de Portugal.




Lisboa acolhe 1ª conferência internacional sobre energia solar

25-07-2008

A Sociedade Portuguesa de Energia Solar organiza, nos dias 7 a 10 de Outubro, em Lisboa, o EUROSUN 2008, a conferência bianual da ISES ? International Solar Energy Society.




Haverá ouro em Cascais e Rio Maior?

17-07-2008

O que têm em comum Cascais, Coimbra e Rio Maior, para além do facto de constarem do mapa português? São o foco dos investimentos de dois fundos de investimento imobiliário geridos pela Fundimo, da Caixa Geral de Depósitos.




Valor sob gestão dos Fundos de Investimento Imobiliário cai 0,7% em Junho

17-07-2008

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje que, no mês passado, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário atingiu os 9,68mil milhões de euros, contra os 9,75 mil milhões de euros verificados em Maio.




Preços das casas no Reino Unido caem para mínimos de 30 anos em Junho

17-07-2008

Os preços das casas no Reino Unido caíram em Junho para mínimos de 30 anos, quando começaram a ser feitos os registos do Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), aproximando o país de uma recessão.




IMI

16-07-2008

As lojas, os escritórios, os pavilhões industriais e os terrenos para construção também poderão pagar menos IMI (imposto municipal sobre imóveis) a partir de 2009.




Espanhola Martinsa entrega pedido de falência

16-07-2008

A Martinsa-Fadesa solicitou protecção contra credores no tribunal da Corunha, naquela que é a maior falência de uma empresa espanhola cotada do sector imobiliário.




Imobiliário continua a ser bom investimento

15-07-2008

Maioria considera que valor das casas se mantém constante. O sector imobiliário continua a ser considerado um bom investimento, segundo refere um estudo internacional feito pela Sothebys International Realty e a Architectural Digest aos consumidores.




Estudo internacional revela intenções de compra no mercado de luxo

15-07-2008

O sector imobiliário continua a ser considerado um bom investimento, segundo refere um estudo internacional feito pela Sotheby´´s International Realty e a Architectural Digest aos consumidores.




Valor das casas deve subir 3% este ano apesar da crise

15-07-2008

Casas novas impulsionam valorização do mercado da habitação. De acordo com o Índice Confidencial Imobiliário (ICI), uma medida da valorização da habitação, o ritmo de valorização do mercado residencial continuou a acelerar em Maio, confirmando a boa performance dos últimos meses, que veio romper com a fase de estagnação sentida até Janeiro passado.




Confiança na ocupação de escritórios em Lisboa mantém-se estável

10-07-2008

A Jones Lang LaSalle divulgou o seu mais recente relatório de research sobre as condições do mercado de ocupação de imobiliário terciário na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), no qual conclui que a confiança no mercado de ocupação, em Lisboa, se manteve estável durante o primeiro trimestre de 2008, apesar de ter registado um nível inferior de transacções face ao mesmo período de 2007.




Volume global de investimentos pode descer 30% em 2008

10-07-2008

Os responsáveis da DTZ prevêem que o volume global de investimentos possa descer 30% em 2008, para os 500 mil milhões de dólares.




Registo de casas mais barato a partir do dia 21

07-07-2008

Simplificação de actos e fixação de preços únicos podem reduzir os custos em quase 50%. A partir do próximo dia 21 o custo das formalidades para a compra ou venda de uma casa deverá descer cerca de 50%.




Quem quer vender a casa está a reduzir o preço em 15%

07-07-2008

Os portugueses que põem as suas casas à venda estão a pedir em média preços cerca de 15% mais altos do que aqueles pelos quais conseguem fechar negócio.




Imobiliário: Portugal na 22ª posição numa lista mundial de 82 países

04-07-2008

País subiu uma posição face à anterior edição do estudo. Os mercados emergentes melhoraram significativamente o seu nível de transparência no mercado imobiliário, de acordo com o último Global Real Estate Transparency Index da consultora imobiliária global Jones Lang LaSalle.




FII portugueses ainda investem pouco em Turismo

04-07-2008

O Turismo é um dos sectores onde o investimento dos Fundos Imobiliários (FII) portugueses ainda é menos significativo, concentrando uma parcela de apenas 5% do portfólio destes veículos de investimento imobiliário.




Investidores estrangeiros optimistas com os novos investimentos em infra-estruturas

04-07-2008

Os investidores estrangeiros olham com optimismo para o programa de investimentos em grandes obras públicas ? encabeçado pela Terceira Travessia do Tejo, TGV, novo aeroporto.




Requisitos ambientais travam 32 candidatos a PIN

02-07-2008

Projectos como a Herdade da Apostiça, em Sesimbra, o Golf Resort do Boquilobo, em Torres Novas, o Nautilus Island, no Vale do Lobo, em Loulé, e o Centro Comercial El Corte Inglês, em Cascais, são alguns dos 32 projectos candidatos ao estatuto de potencial interesse nacional (PIN) cujos requisitos ambientais para integrarem o sistema falharam.




Nordeste brasileiro com 4.200 novos resorts até 2014

02-07-2008

O Nordeste brasileiro vai receber mais de sete mil novos empreendimentos imobiliários para o segmento de segunda residência até 2014.




Taxa de juro no crédito à habitação desceu em Maio

02-07-2008

De acordo com os último dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação, atingiu o valor médio de 5,502 %, no mês de Maio, numa diminuição de 0,070 pontos percentuais (p.p.) face a Abril de 2008.




Investidores procuram oportunidades de investimento em lojas de rua

02-07-2008

Contrariamente ao que se fez sentir na última década, actualmente as lojas de rua, sobretudo nas localizações prime de Lisboa e Porto, voltaram a despertar a atenção não só de grandes retalhistas, nacionais e internacionais, mas também dos investidores imobiliários, que voltam a olhar para este segmento como potenciador de boas oportunidades de negócio.




Portugal assistiu a um aumento do número de Fundos de Investimento Imobiliário entre 2006 e 2007, sobretudo devido aos Fundos Especiais de Investimento Imobiliário criados em 2005

02-07-2008

A conclusão é do estudo ?Fundos de Investimento Imobiliário Portugueses 2007 [Junho 2008]?, desenvolvido pela DTZ Research, cuja análise foi baseada nos Relatórios de Contas de 2007 dos FII disponibilizados pela CMVM, bem como em informação da APFIIP.




Lisboa desce no ?ranking? das localizações de escritórios mais caras do mundo

30-06-2008

Lisboa desceu quatro lugares no ?ranking? das localizações de escritórios mais caras do mundo, ocupando agora a posição 71, numa lista que continua a ser liderada por Londres, de acordo com o relatório semestral ?Global Market Rents? da CB Richard Ellis.




Algarve com taxa de ocupação hoteleira a 100%

30-06-2008

Em declarações à agência Lusa, Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), explicou que ``sobretudo em períodos de crise, os portugueses preferem fazer férias no próprio país do que viajar para o exterior``.




Alvarás para Construção devem ser revalidados até final de Julho

30-06-2008

Está ainda em curso o processo de revalidação de alvarás para as empresas de Construção ? ano 2009.




Comércio de rua em Lisboa e Porto com taxa de desocupação de 10%

26-06-2008

O comércio de rua de Lisboa e do Porto apresenta uma taxa de desocupação de 10% nas zonas centrais, correspondendo a cerca de 27 mil m2 de lojas vazias, revela um estudo apresentado pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W).




Governo revela que investimentos em Obras Públicas ascendem aos 40 mil milhões de euros até 2017

26-06-2008

O Governo revelou que o valor combinado das obras públicas que já foram lançadas com as que irão ser apresentadas nos próximos nove anos irão representar um investimento na ordem dos 40 mil milhões de euros.




Portugueses valorizam imóveis energeticamente sustentáveis

26-06-2008

Segundo o estudo ?As Energias Renováveis?, caderno que integra o ?Observador Cetelem?, empresa que integra o grupo BNP Paribas, a população portuguesa valoriza imóveis que integram equipamentos de produção de energias renováveis.




Custo da habitação no valor mais alto desde 2000

19-06-2008

Prestações estão 30% mais caras. Quem pedir crédito para comprar casa será confrontado com uma taxa de juro superior a 6%.




Crédito Bonificado já foi alargado

17-06-2008

Quem tem um crédito à habitação bonificado e queira aumentar o prazo de amortização já pode fazê-lo após a entrada em vigor do diploma do Governo que abre a possibilidade de o prazo máximo destes empréstimos passar dos actuais 30 para 50 anos.




1º Trimestre manteve tendência negativa na construção

17-06-2008

Nos primeiros três meses de 2008, foram licenciados em Portugal 10,6 mil edifícios e concluídos outros 6,3 mil.




Custos de construção de habitação nova sobem 5,7% em Abril

11-06-2008

O índice de custos de construção de habitação nova, no Continente, registou uma variação homóloga de 5,7%, em Abril de 2008, 0,2 pontos percentuais (p.p.) acima do verificado em Março, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).




Mercado europeu de escritórios regista elevada procura no 1º trimestre de 2008

11-06-2008

De acordo com o European Office Property Clock (1ºTrimestre 2008) da Jones Lang LaSalle, o índice dos valores de rendas prime de escritórios na Europa cresceu cerca de 1,0% em termos trimestrais e 8,9% em termos anuais, com seis mercados a evidenciarem sinais de aumento das rendas prime.




Mercado Residencial Português regista nova aceleração em Abril

05-06-2008

O Índice Confidencial Imobiliário (ICI) divulgou recentemente os resultados do mês de Abril, revelando que a habitação em Portugal Continental registou uma taxa de valorização média anual ? que traduz a variação média dos últimos 12 meses face aos 12 meses anteriores ? de 1,8%, a mais elevada desde Janeiro de 2007.




Competitividade do mercado de retalho nacional aumenta

05-06-2008

De acordo com a CB Richard Ellis, no final do primeiro trimestre de 2008, a oferta total de conjuntos comerciais no mercado de retalho nacional ascendeu aos 2,7 milhões de m2, com o formato de centro comercial a dominar grande parte do segmento.




Portugal oferece o 5º melhor retorno imobiliário da Europa

30-05-2008

Portugal é um dos países que registam a melhor performance do retorno do investimento imobiliário na Europa (em divisas locais), posicionando-se em quinto lugar no total dos 15 mercados analisados pelo IPD (Investment Property Databank) no Índice Imobiliário Pan Europeu relativo a 2007.




Mercado residencial do Porto atinge taxa de oferta de 10%

30-05-2008

Maia atinge taxa de oferta de 14,6%. A taxa de oferta habitacional na Área Metropolitana do Porto (AMP) ascendeu a 10,3% em 2007, de acordo com as estatísticas «Imométrica/LardoceLar.com».




Avaliações de casas baixam mas imposto municipal sobe

27-05-2008

Preço de referência de 600 euros tem vindo a terminar.




Londres apresenta-se como o principal mercado imobiliário da Europa

27-05-2008

Na capital inglesa realizam-se algumas das mais importantes operações de investimento do ?Velho Continente? e os seus resultados têm, inevitavelmente, influência na economia inglesa e, consequentemente, europeia.




Mais de 5.500 candidaturas apresentadas na 2ª fase do Porta65

27-05-2008

Mais de 5.500 candidaturas foram apresentadas na segunda fase do programa de apoio ao arrendamento jovem Porta65, que terminou no passado dia 23 de Maio, revelou o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).




Fundos de Investimento Imobiliário apresentam retorno de 9.760,3 milhões de euros em Abril

26-05-2008

De acordo com os mais recentes dados divulgados pela Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), em Abril de 2008, os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) apresentaram um valor sob gestão de 9.760,3 milhões de euros, menos 0,3% do que no mês de Março.




Novo Hospital dos Lusíadas já está a funcionar

26-05-2008

A nova unidade do HPP Saúde, o HPP Hospital dos Lusíadas, já iniciou a sua actividade. O hospital corresponde a um investimento de 85 milhões de euros.




Plano de habitação aposta no arrendamento e na reabilitação

26-05-2008

Reabilitar em vez de construir, favorecer o arrendamento em detrimento da compra de casa, são as apostas fortes do Plano Estratégico de Habitação.




Absorção de escritórios em Lisboa ascende a 34.162 m2

26-05-2008

Corredor Oeste lidera mercado. O mercado de escritórios de Lisboa absorveu, no primeiro trimestre de 2008, um total de 34.162 metros quadrados, correspondentes a 86 operações.




Governo promete ano de viragem na construção

26-05-2008

Grandes projectos vão permitir criar mais riqueza. Mário Lino garantiu que os dias difíceis da construção têm os dias contados e admite que melhores dias virão.




Bancos já apertam na compra de casa e restrição vai continuar

12-05-2008

Tendência de «spreads» mais altos vai permanecer. Os bancos já estão a ser mais restritivos nos créditos que concedem e a tendência é para o grau de exigência nas restrições vir a ser cada vez maior.




Penalizada compra de casa para apoiar arrendamento

09-05-2008

Em Lisboa não se compra casa com menos de 852 euros. A opção pelo arrendamento, em detrimento da aquisição de casa própria, deverá ser mais incentivada em termos fiscais, quer do ponto de vista do senhorio, quer do inquilino, diz o «Diário de Notícias».




Custos de construção de casas novas aumenta 5,5% em Março

09-05-2008

O custo para construir uma habitação nova, em Março deste ano, foi 5,5% superior ao registado no mesmo mês do ano passado, revele um relatório hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística.




Proprietários exigem suspensão dos aumentos do IMI

08-05-2008

Mais de 50 mil prédios vão pagar mais 120 euros do que no ano anterior A Associação Nacional de Proprietários (ANP) está contra o aumento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).




Salão Imobiliário de Lisboa prepara edição 2008

08-05-2008

Começa a ganhar forma mais uma edição do Salão Imobiliário de Lisboa. Cerca de 50% do espaço está já comercializado, contando-se a estreia de 17 empresas.




Casas com maior valorização mensal em 3 anos

06-05-2008

O mercado residencial deu sinais de melhoria e registou um ritmo de valorização mais acentuado no primeiro trimestre deste ano, na sequência de um final de 2007 também positivo, de acordo com a Confidencial Imobiliário.




Habitação: Valor de avaliação feitas pelos bancos caiu 1,5% no 1º Trimestre

06-05-2008

O valor que os bancos atribuem às habitações caiu 1,5 por cento no primeiro trimestre deste, face há um ano, revela um inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE).




Imóveis: Governo acaba com obrigatoriedade de escrituras públicas

30-04-2008

Objectivo é servir com mais rapidez, eficiência e menos burocracia. O Governo aprovou esta quarta-feira um decreto-Lei que adopta medidas de simplificação quanto aos procedimentos do registo predial, ou seja, deixa de ser obrigatória a realização de escrituras públicas para actos respeitantes a imóveis.




Investimento imobiliário em Portugal cresce 10%

30-04-2008

A consultora imobiliária CB Richard Ellis divulgou, em Londres, os resultados do investimento Europeu relativos ao 1º trimestre do ano.




Há 56.700 casas a pagar mais 120 euros de IMI do que em 2007

30-04-2008

Em apenas cinco anos, a receita do IMI quase duplicou. Além da prestação do empréstimo, o mês de Abril implica sempre o pagamento de uma factura adicional da casa o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).




Rendas da habitação sobem em Lisboa e descem no Porto

24-04-2008

Concelhos de Oeiras, Cascais e Sintra também sofrem aumentos.




Crédito habitação bonificado: alargamento de prazo já foi publicado

24-04-2008

Já foi publicado esta quarta-feira, dia 23 de Abril, em Diário da República, uma portaria que permitir que os empréstimos para a habitação do regime bonificado passem a ter um limite de 50 anos.




Arrendamento: «Porta 65» entra na 2ª fase com novas regras

24-04-2008

A segunda fase de candidaturas ao programa de apoio ao arrendamento jovem «Porta 65» já arrancou, depois de um primeiro período atribulado e que acabou com o Governo a alterar algumas regras.




BCE afasta descer as taxas

22-04-2008

Ainda assim, não se prevê para breve uma descida por parte do banco central. O BCE tem afastado a ideia devido à elevada inflação na Zona Euro e apesar dos sinais e perspectivas de abrandamento da economia do grupo do euro.




Taxas de juro batem novo máximo acima dos 4,8%

22-04-2008

Todos os prazos estão a subir. As taxas Euribor continuam a sua senda de subida. Todos os prazos registaram aumentos esta segunda-feira, para mais de 4,8%, um novo máximo do ano.




Promotores espanhóis colocam no mercado duas mil casas a preço de custo

22-04-2008

Uma centena de promotores imobiliários espanhóis da Catalunha colocaram no mercado cerca de duas mil casas novas a preço de custo, de forma a poderem pagar aos bancos e continuarem em actividade, noticiou a agência Efe.




Malparado bate novo recorde em quase 2,4 mil milhões

22-04-2008

São cada vez mais as famílias que não conseguem pagar as prestações dos créditos contraídos junto da banca.




Mais de 42 mil empresas imobiliárias em Espanha vão fechar portas este ano

21-04-2008

Quase 525 mil empresas do sector registaram uma tendência para perdas sectoriais.




Famílias com créditos à habitação bonificados poderão alargar prazos de amortização

21-04-2008

A partir de 15 do Junho as famílias com crédito à habitação bonificado vão poder renegociar o prazo dos seus contratos.




Lisboa demasiado cara para permitir crescimento

16-04-2008

Lisboa continua a estar entre as cidades menos recomendadas em termos de perspectivas de investimento e desenvolvimento a nível imobiliário, ocupando apenas o 23º lugar, numa lista de 27 mercados imobiliários.




Atribuição de PIN + a projectos imobiliários melhora oferta.

16-04-2008

Portugal está à frente de Espanha em termos de qualidade. A atribuição de PIN + aos projectos imobiliários no mercado nacional vem contribuir para estimular e melhorar a oferta neste mercado, revela o director da Prime Yiel, Nelson Rêgo, uma das empresas promotoras do estudo «Portugal-The Luxury Residential Tourism Market 2008».




Mercado imobiliário de luxo: Algarve conquista ingleses

16-04-2008

Zona do Estoril conquista mais portugueses Os clientes ingleses são os principais compradores do mercado imobiliário de luxo no Algarve, representando 70 por cento do total. Esta é uma das conclusões do estudo «Portugal-The Luxury Residential Tourism Market 2008».




Preços no mercado imobiliário de luxo não param de subir.

16-04-2008

Crise financeira não parece assustar procura - O preço médio dos empreendimentos de luxo no mercado nacional continuaram a subir em 2007, verificando-se os valores mais altos no Algarve.




TEKTÓNICA espera 55 mil visitantes

16-04-2008

A Tektónica, Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, que decorre de 20 a 24 de Maio, na FIL, espera receber a visita de 55 mil profissionais este ano.




CGD promove segunda habitação a espanhóis

15-04-2008

O financiamento da Caixa Geral de Depósitos (CGD) a cidadãos estrangeiros na compra de uma segunda casa em Portugal cresceu, no ano passado, três vezes mais do que o negócio de crédito à habitação, onde o aumento foi inferior a 10%, segundo avança o Jornal de Negócios.




Imobiliário: crise espanhola pode atrair investidores a Portugal

10-04-2008

«Temos um produto que é bastante apelativo para o mercado», avança Vasco Ribeiro. Os promotores imobiliários portugueses manifestaram-se esta quarta-feira confiantes e optimistas de que a crise do sector em Espanha pode levar investidores espanhóis a apostar em mercados alternativos, nomeadamente o português, que já recebe uma fatia significativa de investimento espanhol, refere a «Lusa».




Imobiliário português de topo apresenta-se em Londres

10-04-2008

Depois de Luanda, o Salão Imobiliário de Lisboa leva este ano a Londres 10 projectos considerados de topo no segmento de 2ª habitação.




Resort "Vale do Lobo" com resultados recorde

08-04-2008

O resort ``Vale do Lobo`` (participado pelo Grupo CGD)  registou um forte crescimento em 2007, reforçando o seu posicionamento como um dos principais empreendimentos de luxo da Europa. 




Imóveis situados próximos das estações do TGV sujeitos a imposto especial

08-04-2008

Governo prepara-se para lançar um imposto que abrange os imóveis situados próximo das futuras estações da Alta Velocidade, medida em tudo semelhante à aplicada em torno da ponte Vasco da Gama.




Sonae participa no primeiro centro comercial da cidade de Beja

08-04-2008

O Grupo Sonae vai explorar o primeiro centro comercial na cidade de Beja, no Alentejo, que irá chamar-se Vivaci Beja, e cuja abertura está prevista para 2009.




166 milhões de euros para a recuperação da zona ribeirinha

08-04-2008

166 milhões de euros é a quantia prevista pelo Governo para custear os planos de intervenção para a zona ribeirinha da cidade de Lisboa.




IMI vai subir este mês

04-04-2008

Os contribuintes vão já começar a sentir no mês de Abril, a actualização do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que irá representar um aumento máximo de 120 euros para a carteira do contribuinte.




Novo cálculo dos juros baixa prestação da casa

04-04-2008

Ainda que o valor seja pouco significativo, cerca de 43 euros a menos por ano, no crédito à habitação, parecem ser muitos mais os benefícios que a aprovação do novo diploma trará aos consumidores.




Fogos novos valorizam 1,7% e usados 1,2%

04-04-2008

No mês de Fevereiro, o mercado residencial Continental recuperou a linha de valorização de que tinha beneficiado no final de 2007, depois de ter observado uma travagem no passado mês de Janeiro.




CGD no SIMA 08

31-03-2008

Na sua décima edição, o Salão Imobiliário Internacional de Madrid SIMA08, que terá lugar de 8 a 12 de Abril no Parque de Feiras Juan Carlos I, em Madrid, ocupará este ano os pavilhões 2, 4, 6, 8 e 10, num total de 80 000 metros quadrados brutos de espaço expositivo.




Casas: novos empréstimos vão subir mas revisões baixam

31-03-2008

O mês de Abril vai trazer alterações no crédito à habitação.




Fisco: fotos aéreas e mapas navegáveis mostram casas penhoradas na net

28-03-2008

O Fisco está a enviar um e-mail aos contribuintes lembrando que estão disponíveis no site das declarações electrónicas os anúncios dos bens penhorados que estão em venda.




Já foi inaugurado mais um hotel só para mulheres

28-03-2008

EUA, Alemanha, Reino Unido e antiga Jugoslávia têm unidades semelhantesA Arábia Saudita inaugurou o primeiro hotel do Médio Oriente destinado exclusivamente a mulheres, que não terão de vestir o traje islâmico dentro da unidade turística, contrariando as leis do país.




PT quer arrecadar 50 milhões com venda de imóveis

28-03-2008

A Portugal Telecom deu início à terceira fase do processo de alienação de património que vai permitir à operadora arrecadar cerca de 50 milhões de euros.




Mercado de escritórios em Lisboa e Porto atinge recorde

28-03-2008

De acordo com o último relatório da consultora imobiliária CB Richard Ellis, o segundo semestre de 2007 ficou caracterizado pela continuação dos níveis de absorção que permanecem em alta no sector do mercado de escritórios em Lisboa e Porto, e que resultou num ano de recordes.




Projecto para o novo Mercado do Bolhão apresentado na Imobitur

28-03-2008

O novo projecto de reabilitação para o emblemático Mercado do Bolhão, na cidade Invicta, será apresentado em pormenor durante a quarta edição da Imobitur, a decorrer na Exponor, Porto, entre os dias 27 e 30 de Março de 2008.




Mercado residencial do Algarve é o mais caro do país

28-03-2008

O mercado residencial do Algarve é o mais caro do país, com a região a apresentar os preços médios de habitação em oferta mais elevados de Portugal, com um valor de 1.




Custos de construção de habitação nova aceleraram

26-03-2008

Os custos de construção de habitação nova e o preço de manutenção e reparação regular das casas registou, em Janeiro deste ano, um aumento quando comparado com o mês anterior, de acordo com os dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).




Mais de 220 mil casas à venda em Portugal

26-03-2008

De acordo com um cálculo da Prime Yeld baseado nos registos de ofertas do portal Casa Sapo, em Janeiro deste ano estavam à venda 223.258 casas à espera de um comprador.




Construção de edifícios em Portugal recuou 2% em Portugal

19-03-2008

O ano passado foram licenciados menos edifícios em Portugal e a construção também apresentou uma quebra, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.




Valor sob gestão dos fundos especiais de investimento imobiliário cresce 1,5 % em Fevereiro

19-03-2008

O valor sob gestão dos fundos especiais de investimento imobiliário nacionais (FEII) registou um crescimento na ordem dos 1,5 % em Fevereiro de 2008, face ao mês anterior, situando-se nos 842,5 milhões de euros.




Crise no sector imobiliário espanhol poderá ser benéfica para Portugal

19-03-2008

A crise que se faz sentir no imobiliário em Espanha poderá ser benéfica para o nosso país, uma vez que podem surgir maiores oportunidades de investimento por parte dos investidores espanhóis, numa estratégia de deslocalização e diversificação do risco.




Novas regras para a classificação de unidades hoteleiras

10-03-2008

Dentro de 30 dias entrará em vigor a nova lei dos empreendimentos turísticos que reduz as categorias existentes. A lei foi publicada na passada sexta-feira em Diário da República.




Custos na Construção e Manutenção de Habitação voltam a subir em 2008

10-03-2008

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, em Janeiro de 2008, o índice de custos de construção de habitação nova, em território continental, registou uma variação homóloga de 4,4%, mais 0,3 pontos percentuais que em Dezembro do último ano.




Investimento em imobiliário europeu cai 4% para 244 milhões

06-03-2008

A actividade de investimento directo em imobiliário terciário na Europa alcançou os 244,1 mil milhões em 2007, ou seja, 4 por cento menos do que em 2006, revela a Jones Lang LaSalle no seu European Capital Markets Bulletin de 2007.




Mercado habitacional estabiliza valorização em 1,3%

06-03-2008

No mês Janeiro de 2008, o mercado residencial continental manteve o mesmo ritmo de valorização do mês anterior, com uma taxa de valorização anual de 1,3%. Há, assim, uma estabilização depois de fase de aceleração observada na segunda metade de 2007.




Áreas dos espaços comerciais em Portugal poderão atingir valores recordes em 2008

06-03-2008

O mercado de retalho em Portugal continua dinâmico, e 2008 não será diferente uma vez que é previsível que a Área Bruta Locável poderá alcançar níveis recordes, com especial relevo para os centros comerciais, de acordo com o Portugal Marketbeat Spring 2008, desenvolvido pela Cushman & Wakefield.




Obras em casa já não precisam de licença

03-03-2008

Novas regras de licenciamento entram esta segunda-feira em vigor, mas em alguns casos ainda é preciso pedir uma licença.




Valor da habitação estagna após seis meses de subida

03-03-2008

O mercado habitacional estabilizou o ritmo de valorização, interrompendo a trajectória de aceleração que se tinha vindo a fazer sentir nos últimos 6 meses, revela o Índice Confidencial Imobiliário, relativo a Janeiro de 2008. O mercado registou uma taxa de valorização média anual (que compara a variação dos últimos 12 meses face aos 12 meses anteriores) de 1,3%.




Habitação no Porto ganha mais valor que no resto do País

03-03-2008

A Área Metropolitana do Porto (AMP) registou, em Janeiro, uma valorização média anual de 2,3%. Trata-se de um resultado mais favorável face ao do total do Continente, mantendo o mesmo nível de valorização média anual alcançada em Dezembro.




SIMA reúne imobiliário de todo o mundo em Madrid

27-02-2008

Espanha recebe em Abril mais uma edição do SIMA, Salão Imobiliário de Madrid, um dos maiores e mais importantes eventos para o sector Imobiliário, a nível mundial.




Proprietários querem revogação do novo regime de arrendamento

27-02-2008

ANP realça que apenas 0,075% das rendas foram actualizadas. A Associação Nacional de Proprietários (ANP) pretende que o novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU), que entrou em vigor precisamente há dois anos, seja revogado. De acordo com a mesma, nada mudou com a entrada deste regime que não é «exequível» e que não beneficia «nenhuma das partes».




Juros da habitação não param de subir apesar de BCE manter taxas

25-02-2008

Acréscimo foi comum a todos os períodos, destinos de financiamento e regimes de crédito.A taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação manteve em Janeiro a tendência de subida, apesar de o Banco Central Europeu (BCE) estar a manter as taxas de referência estáveis.




Escrituras para compra de casa vão acabar

19-02-2008

Deixa de ser necessário efectuar a escritura na cidade do imóvel e basta apresentar um documento autenticado por um advogado, notário ou solicitador.




Lisboa é a 33ª localização de escritórios mais cara do mundo

19-02-2008

Lisboa é a 33ª localização de escritórios mais cara do mundo, segundo o estudo Office Space Across the World 2008, publicado pela Cushman & Wakefield (C&W).




"Óscares do Imobiliário" a 22 de Abril

12-02-2008

Mais de três dezenas de empreendimentos concorrem este ano à 12ª edição dos Óscares do Imobiliário, um evento que decorre dia 22 de Abril.




Produção na Construção e Obras Públicas cresceu em Dezembro de 2007

12-02-2008

De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), a produção na construção e obras públicas apresentou um crescimento de 0,1% em Dezembro de 2007 (tendo como base a média móvel dos últimos três meses), face ao período homólogo.




Subida das rendas marcou o mercado europeu de escritórios em 2007

12-02-2008

O ano de 2007 ficou marcado por uma aumento do custo das rendas nos principais mercados europeus de escritórios, concluiu a Jones Lang LaSalle na última edição do European Office Clock, relativo ao 4º trimestre de 2007.




Habitação valoriza 1,3% em 2007

07-02-2008

Em 2007, o mercado residencial português fechou o ano com uma valorização média anual de 1,3%. Desde Junho que o Índice Confidencial Imobiliário tem acelerado, fazendo com que com o mês de Dezembro de 2007 se completem 7 meses de aumento da taxa de valorização média anual.




Taxas do crédito à habitação voltam a cair

06-02-2008

As taxas Euribor, os indexantes mais recorrentes no crédito à habitação em Portugal, voltaram a descer na sessão de hoje, um dia antes do Banco Central Europeu (BCE) reunir.




Valor médio da avaliação bancária de habitação cresceu 0,4 % no 4º trimestre

01-02-2008

De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), o valor médio de avaliação bancária de habitação no Continente fixou-se, no 4º trimestre de 2007, em 1.230 ? /m², correspondendo a um acréscimo trimestral de 0,6 % e a uma diminuição de 1,2 % face ao trimestre homólogo.




Imobiliário turístico português atrai novos mercados

01-02-2008

Os mercados de Espanha, França e Holanda surgem como novas oportunidades para a promoção do imobiliário turístico nacional, revela estudo.




Valor da habitação triplica em 20 anos

30-01-2008

O Índice Confidencial Imobiliário divulgou os resultados relativos ao mês de Dezembro de 2007, que marcam o 20º aniversário após o lançamento da primeira série, em Janeiro de 1988. Uma análise da série ao longo destas duas décadas, conclui que o mercado habitacional triplicou ao longo desse período, com uma a valorização total nominal de 208%.




Investimento imobiliário subiu 40% para 1,4 mil milhões em 2007

30-01-2008

País acompanha crescimento do mercado europeu. À semelhança da maioria dos países europeus, Portugal também registou, ao longo de 2007, uma aceleração do volume de investimento e um novo recorde nacional, com um total de 1,4 mil milhões de euros, de acordo com o que a consultora CB Richard Ellis apurou.




O Santander vende a sua ?cidade financeira? por 1.900 milhões de euros com 600 milhões de mais valias

28-01-2008

O Banco Santander vendeu no dia 25 de Janeiro passado, por 1.900 milhões de euros a sua ?cidade financeira? de Boadilla del Monte (Madrid) a um consórcio de investidores estrangeiros liderados pelo grupo britânico Propinvest, informaram fontes da empresa.




Redução à vista nos custos com o crédito à habitação

17-01-2008

As taxas Euribor têm vindo a descer, o que representa boas notícias para as famílias, já que as prestações dos empréstimos à habitação deverão baixar.




Mercado imobiliário do Reino Unido regista o pior mês desde 1992

17-01-2008

Dezembro foi o pior mês para o mercado imobiliário do Reino Unido desde a última recessão britânica, que ocorreu em 1992, afirmam os agentes de mercado, de acordo com a Bloomberg.




FII Portugueses com 9.647,5 M? sob gestão em Dezembro de 2007

16-01-2008

Em Dezembro de 2007, o valor sob gestão do conjunto dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII) nacionais totalizou os 9.647,5 milhões de euros (M?), num crescimento de 0,5% face ao mês de Novembro.




Salão Imobiliário de Lisboa marcado para Outubro

15-01-2008

O Salão Imobiliário de Lisboa, o maior certame de imobiliário realizado a nível nacional, vai ter lugar em Outubro.




Fundo de Pensões do Banco de Portugal vende edifícios a sociedade da CGD

15-01-2008

O Fundo de Pensões do Banco de Portugal vendeu três edifícios do seu portfólio de activos imobiliários à Fundimo, sociedade do grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) que gere fundos de investimento imobiliário.




Simplex 2008 propõe alvará "na Hora"

14-01-2008

O Governo tem em consulta pública uma lista de 177 medidas que compõem a versão 2008 do Simplex, um programa que irá para a terceira edição e que foi criado com o intuito de simplificar serviços do Estado na sua relação com as empresas, com o cidadão, mas também entre organismos públicos.




Construir casa está 3,2% mais caro

14-01-2008

Construir casas novas em Portugal está cada vez mais caro. Em apenas um ano, os custos subiram 3,2% (dados de Novembro de 2007, por comparação com Novembro de 2006).




Investimento em Habitação vai aumentar

10-01-2008

O Banco de Portugal avançou ontem que em 2008 vai terminar a tendência de queda no investimento em habitação.




Quarta edição do IMOBITUR realiza-se em Março

10-01-2008

Após o sucesso das edições anteriores, já está agendada uma nova edição do IMOBITUR ? Salão Imobiliário e Turismo Residencial do Porto.




Saiba qual o IMI que vai pagar este ano

09-01-2008

Apesar de os impostos sobre o património renderem, ano após ano, cada vez mais dinheiro às câmaras, são poucas as que decidem começar a aliviar de forma significativa a carga fiscal sobre os seus munícipes. E este ano, não será excepção.




MIPIM terá maior área de exposição em 2008

09-01-2008

A edição de 2008 do MIPIM, uma das principais feiras mundiais para profissionais do sector imobiliário, irá contar com um aumento considerável na área de exposição, face à edição anterior.




Apresentadas 3.561 candidaturas na primeira fase do Porta 65

07-01-2008

Durante a primeira fase do programa de apoio ao arrendamento jovem Porta 65, que terminou no passado dia 4 de Janeiro, foi apresentado um total de 3.561 candidaturas, revelou o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).




JLL espera descida do investimento imobiliário ainda maior em 2008

07-01-2008

A consultora imobiliária Jones Lang LaSalle (JLL) espera para 2008 uma descida de 20% no investimento imobiliário na Europa face ao valor de 2007, que a JLL avaliou em 220 mil milhões de euros, embora sem ter ainda um valor definitivo.




Economia portuguesa vai crescer 2,0% em 2008

03-01-2008

A economia portuguesa deverá crescer dois por cento em 2008, de acordo com as últimas previsões da Comissão Europeia.




A partir de Janeiro de 2008: Livro de Reclamações obrigatório no Sector

03-01-2008

As empresas de construção civil e de promoção imobiliária vão passar a estar sujeitas à obrigatoriedade de existência e disponibilização de livro de reclamações.




Prazo de candidaturas ao «Porta 65» alargado até 3 de Janeiro

02-01-2008

Novo prolongamento deve-se a falha informática. O prazo de entrega das candidaturas ao «Porta 65 Jovem», o programa de apoio ao arrendamento, foi prolongado até às 18h00 de hoje.